Topo

Fórmula 1

Nem Hamilton, nem Rosberg. Para jornal inglês, piloto do ano foi outro

Do UOL, em São Paulo

21/11/2014 16h03

A Fórmula 1 se polarizou entre a dupla da Mercedes, Lewis Hamilton e Nico Rosberg, durante toda a temporada de 2014. Segundo o jornal inglês “The Telegraph”, no entanto, o melhor piloto do ano foi o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull.

Único competidor a quebrar a invencibilidade da equipe alemã no primeiro lugar do pódio, Riccardo deixou para trás o badalado companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel, e liderou a lista da publicação.

“Em seu primeiro ano em uma equipe top, ele ganhou três corridas que deveriam ter sido vencidas pela Mercedes e derrubou o tetracampeão de forma absoluta. Sua superioridade [sobre Vettel] - antes, vista com desconfiança - tem tirado o fôlego. Nas 13 corridas que ambos terminaram, Ricciardo ficou à frente dez vezes”, lembrou o “The Telegraph”.

Hamilton apareceu na segunda colocação, elogiado pela “velocidade, habilidade e, principalmente, determinação, quando as circunstâncias conspiraram contra ele”.

Já o jornal lembrou que Rosberg, terceiro colocado no ranking, ganhou mais poles no ano do que o britânico, “um feito marcante”. Mas escreveu que, sem as batidas polêmicas no GP da Bélgica (com Hamilton) e no treino do GP de Mônaco (que prejudicou diretamente o companheiro), ele estaria “ainda mais à deriva”.

Quinto colocado no Mundial, Fernando Alonso aparece em quarto na lista, à frente do companheiro de equipe de Felipe Massa na Williams, Valtteri Bottas (“cinco pódios e a superioridade significativa sobre um companheiro de equipe bem mais experiente marcam um bom trabalho no ano para Bottas”).

Já o brasileiro ficou na 11ª posição entre os 23 pilotos listados, atrás também de Jenson Button (McLaren), Jules Bianchi (Marussia), Nico Hulkenberg (Force India), Daniil Kvyat (Toro Rosso) e Kevin Magnussen (McLaren).

“Quando ele não estava reclamando sobre os erros de jovens pilotos que ele, claro, nunca cometeria, Massa pilotou algumas corridas brilhantes, mas foi superado o resto do tempo por Bottas. Um pódio em São Paulo e uma pole position na Áustria foram os destaques”, apontou o “The Telegraph”.

Fórmula 1