Topo

Fórmula 1

Massa assume culpa por perder 13º treino para Bottas: 'não dei meu melhor'

Do UOL, em São Paulo

22/11/2014 14h19

Felipe Massa largará bem em sua última prova de 2014, saindo no quarto lugar do GP de Abu Dhabi. No entanto, ele voltou a rodar atrás de seu companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Depois da classificação, ele lamentou o fato de perder para o finlandês pela 13ª vez na temporada, mas assumiu a culpa.

“Nós estamos largando das melhores posições que podemos. Eu potencialmente tinha o ritmo para estar à frente de Valtteri, mas não consegui dar o meu melhor na última volta”, afirmou ele, ao site da Williams.

“O carro está mostrando boa performance para amanhã, e nós fecharmos mais uma vez a segunda fila é encorajador. A degradação dos pneus terá papel fundamental amanhã, então esta será a parte mais importante na estratégia. Um pódio sempre é possível, então vou brigar arduamente para ter o melhor fim de temporada possível”, completou o brasileiro.

Feita uma média das posições de largada nesta temporada, o companheiro de Massa, Bottas, teria um quarto lugar. Já o brasileiro termina a temporada com, na média, um sexto.

O ponto positivo de Felipe Massa foi ter cravado a única pole position que não foi de Nico Rosberg e Lewis Hamilton, na Áustria. Mas, além disso, a disputa foi amplamente vencida pelo jovem europeu: 13 qualificações melhores que a do brasileiro, que foi melhor apenas seis vezes.

Na tabela de classificação do Mundial de pilotos, Bottas também fechará na frente. Até aqui, são 156 pontos, na sexta posição, contra 98 de Massa, o oitavo.

O erro

À Folha, Felipe Massa explicou o que deu errado na sua última tomada de tempo: "Quando fui para a pista estava atrás do Rosberg e tive que fazer uma volta de aquecimento muito lenta porque eles geralmente fazem isso. Aí quando cheguei na curva cinco eu freei e meu pneu dianteiro travou. Acabei fazendo o mesmo tempo que tinha, antes, mas podia ter sido melhor".

Sobre as chances de influenciar na disputa do título, Massa disse ser incerto se é possível superar uma das Mercedes.

"É difícil ter certeza agora se poderemos lutar de igual para igual com eles na corrida, mas vamos tentar", prometeu o brasileiro.

Fórmula 1