Topo

Fórmula 1

Massa supera início tenebroso, fecha ano em alta e prevê vitória em 2015

Felipe Massa conseguiu três pódios nesta temporada da Fórmula 1 - EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ
Felipe Massa conseguiu três pódios nesta temporada da Fórmula 1 Imagem: EFE/EPA/VALDRIN XHEMAJ

Do UOL, em São Paulo

24/11/2014 06h00

Felipe Massa terminou o Mundial 52 pontos atrás do companheiro Valtteri Botas (186 a 134) e foi frequentemente superado pelo finlandês nos treinos classificatórios ao longo da temporada. Mas o desempenho do brasileiro ao longo das últimas provas mostra que, se em 2015 conseguir manter a regularidade desde o início do campeonato, poderá brigar na parte de cima da tabela. Massa fechou 2014 na sétima colocação, melhorando o desempenho em relação a 2013, quando acabou em oitavo com a Ferarri.

Após um início de ano tenebroso, sem subir nenhuma vez ao pódio na primeira metade da temporada, Massa reagiu na parte final do campeonato. Nas nove provas realizadas após as férias da Fórmula 1, foi ao pódio em três oportunidades (Itália, Brasil e Abu Dhabi) e ainda ficou em quarto lugar nos EUA. Desde 2010, pela Ferrari, ele não conseguia se colocar tantas vezes entre os três primeiros de uma prova.

O retrospecto mais recente deixa o piloto de 33 anos esperançoso sobre dias melhores para 2015, quando tentará acabar com um incômodo jejum de vitórias. A última vez que ele ganhou uma prova foi em novembro de 2008, no Grande Prêmio do Brasil. O segundo lugar registrado no domingo em Abu Dhabi foi seu melhor resultado desde o Grande Prêmio do Japão, em 2012.

“É incrível ver quanto melhoramos desde o começo da temporada e queremos melhorar ainda mais. Sou muito feliz de fazer parte deste time. As coisas mudam rapidamente, mas eu sei como vencer e ser rápido. Espero ter esta motivação por um longo tempo”, afirmou Massa, que foi o único piloto no ano que conseguiu tirar uma pole dos pilotos da Mercedes. Isso ocorreu no Grande Prêmio da Áustria.

A ascensão no fim e o ânimo demonstrado para o próximo ano contrastam em muito com o sentimento do brasileiro após as primeiras provas da temporada. Logo na abertura do campeonato, ele sequer conseguiu completar a primeira volta. Na largada, foi acertado por trás pelo japonês Kamui Kobayashi.

Na sequência, na Malásia, uma rusga dentro da equipe. Massa ignorou pedido da Williams para deixar Bottas ultrapassar e acabou em sétimo, um posto à frente do companheiro.

A primeira metade do ano ainda teve Massa zerado nos Grandes Prêmios da China e da Espanha e um entrevero com Sergio Pérez no Grande Prêmio do Canadá que o acertou na última volta quando brigava pela quinta colocação. Ainda antes das férias, o brasileiro acumulou abandonos na Grã-Bretanha e na Alemanha.

“Tudo que aconteceu, e a corrida que tivemos em Abu Dhabi, me deixam muito orgulhoso e motivado para lutar por vitórias em 2015”, afirmou.

Veja como foi o desempenho de Massa prova a prova em 2014:

Austrália – abandono
Malásia –
Bahrein –
China – 15º
Espanha – 13º
Mônaco –
Canadá – 12º
Áustria-
Grã-Bretanha – abandono
Alemanha- abandono
Hungria –
Bélgica – 13º
Itália –
Cingapura –
Japão -
Rússia – 11º
Estados Unidos –
Brasil –
Abu Dhabi –

Fórmula 1