Topo

Fórmula 1

Problema elétrico atrapalha segundo dia de testes da McLaren com a Honda

Equipe deu apenas três voltas no primeiro dia; no segundo, nem saiu dos boxes - Getty Images
Equipe deu apenas três voltas no primeiro dia; no segundo, nem saiu dos boxes Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/11/2014 09h01

O começo da parceira com a Honda certamente não apresenta os resultados que a McLaren esperava. Depois de dar apenas três voltas e não registrar tempos no primeiro dia de testes pós-temporada em Abu Dhabi, nesta terça-feira, a equipe encarou problemas elétricos que atrapalharam a programação nesta quarta-feira.

O problema foi detectado a 15 minutos do início do segundo dia de trabalhos no Circuito de Yas Marina. A própria McLaren admitiu que a questão não deve tirar a equipe dos testes, mas descreveu a situação como “completamente desconhecida”.

”É um pouco de estranheza entre as partes elétricas” disse Eric Boullier, diretor de corrida da equipe. “Você pluga tudo, e tudo está bem, e depois para de funcionar. Então você despluga, desmonta, e separadamente está tudo bem. Hoje, temos um problema completamente desconhecido”, completou.

A McLaren escalou o belga Stoffel Vandoorne para os dois dias de testes com os motores Honda em Abu Dhabi. No entanto, Boullier afirma que a falta de oportunidades na pista não atrapalha a programação da equipe, que ainda terá mais testes antes do início da temporada 2015.

”Ir a Jerez (de la Frontera, na Espanha) e ter este tipo de problema iria machuca”, disse o diretor, referindo-se aos testes no começo de 2015. “É para isso que temos este carro de desenvolvimento separado, porque decidimos que, o que quer que aconteça, será apenas um bônus se você conseguir algo antes do fim da temporada”, completou.

Otimista, Boullier encarou o problema com naturalidade. “O mais importante é construir a cooperação entre as duas empresas, o que é uma das peças-chave”, afirmou. “Ligar o motor e correr é uma, mas as pessoas precisam entender que, atrás das cortinas, há 200 pessoas trabalhando juntas, e você precisa fazê-las trabalhar apropriadamente”, completou.

Fórmula 1