Topo

Fórmula 1

Toro Rosso anuncia Sainz e fecha dupla de novatos para temporada 2015 da F1

Campeão da Fórmula Renault 3.5 em 2014 será parceiro de Max Verstappen - Getty Images
Campeão da Fórmula Renault 3.5 em 2014 será parceiro de Max Verstappen Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/11/2014 15h10

A Toro Rosso anunciou nesta sexta-feira que Carlos Sainz Jr. será um dos pilotos titulares da equipe em 2015. O espanhol, campeão da Fórmula Renault 3.5 (competição da World Series by Renault) em 2014, será companheiro do holandês Max Verstappen na próxima temporada. Os dois estrearão na Fórmula 1.

Piloto do programa de formação de pilotos da Red Bull, Sainz Jr. era o favorito à vaga após Jean-Eric Vergne anunciar que não continuaria na equipe em 2015. O francês Pierre Gasly e o britânico Alex Lynn também concorriam ao posto.

O espanhol, 20 anos, contava com a promessa da Red Bull de que conquistaria uma vaga na F1 caso fosse campeão da F-Renault 3.5 em 2014. O título foi conquistado com 227 pontos, contra 192 de Gasly, o vice-campeão.

“Estou muito feliz por ter alcançado a vaga de piloto titular na Toro Rosso. Desde que me tornei parte do programa de jovens pilotos da Red Bull, este tem sido meu objetivo. Quero agradecer à Red Bull por depositar sua fé em mim”, disse Sainz em comunicado oficial.

”Tive uma temporada de muito sucesso na World Series by Renault neste ano, e estou ansioso para subir o degrau para a Fórmula 1. Testei um dia pela Toro Rosso no ano passado e gostei da atmosfera da equipe. Nos próximos meses, trabalharei duro em minha preparação para assumir o cockpit em Jerez (de la Frontera) para o primeiro teste do ano que vem”, completou.

A Toro Rosso havia prometido anunciar seu novo piloto apenas na próxima segunda-feira. A dupla de 2015 seria formada por Daniil Kvyat e Max Verstappen, mas a saída de Sebastian Vettel para a Ferrari forçou a promoção do russo e abriu uma vaga na Toro Rosso.

”Com Carlos Sainz ao lado de Max Verstappen em nossa dupla de pilotos do próximo ano, continuamos com a tradição da Toro Rosso de dar a jovens do programa de jovens pilotos da Red Bull seus primeiros passos na Fórmula 1. Observei o progresso de Carlos nas categorias de base, nas quais ele sempre melhorou enquanto subia – o que culminou em seu título deste ano na World Series”, elogiou Franz Tost, chefe de equipe, que se disse “surpreso” com os resultados mostrados pelo teste do espanhol em 2013, no Circuito de Silverstone.

Com a confirmação de Max Verstappen e Carlos Sainz Jr. na Toro Rosso, as únicas vagas abertas na F1 para 2015 estão na McLaren – Fernando Alonso, Jenson Button e Kevin Magnussen disputam os dois assentos. Caterham e Manor também não anunciaram pilotos, mas a participação das duas equipes é incerta.

Fórmula 1