Topo

Fórmula 1

Dirigente da Mercedes torce por entrada de rivais Audi e BMW na Fórmula 1

Dieter Zetsche diz que concorrência de montadoras alemãs seria bem-vinda - AFP PHOTO / ERIC PIERMONT
Dieter Zetsche diz que concorrência de montadoras alemãs seria bem-vinda Imagem: AFP PHOTO / ERIC PIERMONT

Do UOL, em São Paulo

01/12/2014 11h51

A Mercedes, campeã de pilotos e construtores na Fórmula 1 em 2014, quer duas rivais alemãs na categoria: BMW e Audi.

O desejo foi tornado público por Dieter Zetsche, diretor-executivo da Daimler, em entrevista ao jornal Bild. “As três marcas – Audi, BMW e Mercedes – compartilhar 80% do mercado premium mundial (...). A concorrência é feroz, mas positiva. Ficaríamos felizes com a chegada de montadoras alemãs como equipes”, disse.

O jornal, no entanto, não demonstra otimismo com as possibilidades para as duas marcas. A BMW foi parceira da Sauber entre 2006 e 2009, mas sem planos para a F1 na atualidade; já a Audi contratou Stefano Domenicali, ex-chefe de equipe da Ferrari, mas não deve tirar o foco de protótipos e competições de turismo antes de 2020.

A Mercedes voltou à Fórmula 1 em 2010, após comprar a Brawn GP no fim de 2009. Os títulos chegaram apenas no quinto ano após a chegada à categoria, aliviando Zetsche.

“Nunca imaginamos que o sucesso seria tão difícil e demoraria tanto para chegar”, afirmou o dirigente, reforçando o compromisso da marca com a categoria. “Se nós vamos fazer algo, nós a faremos apropriadamente”, completou.

Fórmula 1