Topo

Fórmula 1

Relatório da FIA aponta erros de Bianchi e da Marussia em acidente no Japão

Do UOL, em São Paulo

03/12/2014 15h45

A FIA divulgou nesta quarta-feira (03) um relatório sobre o acidente do piloto da Marussia Jules Bianchi, durante o Grande Prêmio do Japão, em outubro. Segundo a entidade, o piloto francês e sua equipe cometeram uma série de erros que culminaram no acidente.

"Bianchi não desacelerou o suficiente para evitar perder o carro de controle no ponto em que Sutil era atendido", diz um dos tópicos do relatório, que fala que Bianchi bateu no guincho a uma velocidade de 126km/h.

Em outro ponto, o relatório explica que o carro de "Bianchi já estava saindo da pista antes e teria batido o carro em outro lugar, mas o guincho estava na frente, infelizmente". A entidade também citou que o carro de Bianchi tinha um design único incompatível com o sistema de correção de eventuais falhas mecânicas".

O relatório também fala que em um determinado momento, foi apontado que Bianchi pisava no freio e no acelerador ao mesmo tempo. Outro ponto fala que "se os pilotos respeitassem a situação de bandeira amarela dupla, não haveria riscos".

Para a FIA as falhas no sistema podem ter desencadeado uma série de problemas, como um aumento na velocidade do carro e consequentemente maior impacto na batida. "Bianchi pode ter sido distraído pelas falhas que estavam acontecendo e o fato das rodas dianteiras estarem travas e incapazes de evitar que o carro batesse em algo, como aconteceu, no guincho que atendia Sutil".

O acidente de Jules Bianchi aconteceu no dia 5 de outubro. O piloto francês ficou em coma por dois meses o último comunicado oficial sobre o estado do piloto mostrou que as condições neurológicas de Bianchi permaneciam estáveis. O piloto foi levado do Japão para o Centro Hospitalar Universitário de Nice, na França, onde recebe cuidados.

Fórmula 1