Topo

Fórmula 1

Raikkonen esperava ano difícil na Ferrari. Mas equipe quer mudanças em 2015

Sergio Marchionne incentiva funcionários e demonstra confiança em reação da Ferrari - EFE
Sergio Marchionne incentiva funcionários e demonstra confiança em reação da Ferrari Imagem: EFE

Do UOL, em São Paulo

15/12/2014 08h42

A Ferrari não deve temer desafios se quiser voltar a ser uma equipe vencedora na Fórmula 1.

Quem afirma é Sergio Marchionne, novo presidente da marca. Durante discurso em evento de Natal da Ferrari, Marchionne – que substituiu Luca di Montezemolo em outubro – afirmou que a escuderia tem capacidade para dar a volta por cima a curto prazo após a temporada 2014.

”Estou aqui para que vocês façam o melhor e para dar a vocês os recursos necessários, que, quando combinados com suas habilidades, colocarão nossos pilotos em condição de lutar pela primeira fila. É por isso que eu decidi trazer Maurizio Arrivabene (novo chefe de equipe), que irá assegurar que vocês e a Ferrari se beneficiem de uma liderança muito eficiente”, discursou Marchionne aos empregados da marca.

O discurso reforça a análise feita por Kimi Raikkonen após a temporada. Em declarações reproduzidas pelo site da revista Autosport, o finlandês encarou com naturalidade a falta de resultados da equipe italiana em 2014.

”É óbvio que, com a nova equipe, eu esperava algumas dificuldades”, disse Raikkonen. “Se o carro não se adapta a você, e eu tive situações assim antes da Ferrari, não é fácil mudar as coisas quando as coisas não são certas para você.”

Ainda segundo o finlandês, a Ferrari deve mostrar evolução em 2015. “Durante o ano, eles têm um plano claro para melhorar e colocar a Ferrari onde ela deve estar”, afirmou. “Tivemos este tipo de ano que não é bom para mim, para a Ferrari ou para os fãs da Ferrari, mas isso faz parte do jogo. Não é a primeira vez que tive dificuldades – você só tem que olhar o lado bom e assegurar que isso não aconteça mais no futuro”, completou.

Na diretoria, a Ferrari mostra otimismo para que as mudanças esperadas por Kimi cheguem já na próxima temporada.

”Tenho plena confiança em Maurizio. Ele conhece este mundo há um bom tempo e tem a habilidade de conduzir a Scuderia neste período difícil para nós e para a Fórmula 1 em geral. Não temam a mudança, sejam pró-ativos e tenham a coragem para sugerir ideias. Sei que vocês podem fazer isso, e é disso que a Ferrari precisa”, discursou Sergio Marchionne.

Fórmula 1