Topo

Fórmula 1

Lotus de 2014 era muito ruim 'e todo mundo sabe disso', diz Romain Grosjean

Francês mostra otimismo e diz que equipe aprendeu com erros de 2014 - PATRICK BAZ/AFP
Francês mostra otimismo e diz que equipe aprendeu com erros de 2014 Imagem: PATRICK BAZ/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 08h51

Depois de somar 315 pontos e terminar a temporada de 2013 na quarta colocação do Mundial de construtores, a Lotus viu seu rendimento despencar em 2014, encerrando a temporada com 10 pontos, na oitava colocação entre as equipes. Os números escancaram a dificuldade que o time teve para se adaptar às regras para o ano; no entanto, para Romain Grosjean, os resultados podem ser melhores em 2015.

”O carro deste ano era muito ruim, e todo mundo sabe disso”, afirmou o francês, titular da equipe, em entrevista ao site da revista Autosport. “Se você olhar para 2013, acho que alcançamos mais do que faríamos normalmente. Se você tirasse a Red Bull das últimas seis corridas do ano, teríamos vencido a maioria delas. Com nosso orçamento, isso seria extraordinário”, completou.

Nas últimas seis etapas daquele ano, a Lotus colocou esteve no pódio em quatro, com direito a dois pilotos entre os três primeiros no GP da Coreia do Sul. Nas contas de Grosjean, sem os carros da Red Bull, a equipe teria vencido três provas: Coreia do Sul, Japão e EUA. Porém, os resultados empolgantes não se repetiram em 2014.

”Começamos este ano sabendo que os números de nosso túnel de vento era muito bons. Pensávamos estar à frente de algumas equipes – então, fizemos o primeiro teste e vimos que havia algo errado com o carro”, comentou o francês, otimista com o carro de 2015. O E23 contará com motores Mercedes no lugar dos Renault.

”Sabemos o que precisamos observar para o carro do ano que vem, o que é importante e o que não é. Vi o carro e ele parece bom. Aprendemos muito dos nossos erros, e tudo que aprendemos neste ano irá ajudar a equipe. É claro que é difícil dar a volta por cima depois de um ano difícil, mas estamos chegando lá”, acrescentou.

Fórmula 1