Topo

Fórmula 1

Responsável por pneus deixa Ferrari e aumenta debandada na equipe em 2014

Equipe vem perdendo importantes nomes nos bastidores ao longo do ano - REUTERS/Ahmed Jadallah
Equipe vem perdendo importantes nomes nos bastidores ao longo do ano Imagem: REUTERS/Ahmed Jadallah

Do UOL, em São Paulo

18/12/2014 09h18

A Ferrari anunciou nesta quarta-feira a saída de Hirohide Hamashima. O japonês era responsável pelo departamento de pneus da equipe, e deixará o cargo no fim do ano.

Hamashima, de 62 anos, era o diretor técnico da Bridgestone, fornecedora japonesa de pneus que deixou a Fórmula 1 no fim de 2010. Na Ferrari, ele era responsável pelas análises de desempenhos de compostos desde o começo de 2012.

A saída de Hamashima reforça a debandada pela qual passa a Ferrari desde o fim da temporada 2014. Além de perder Fernando Alonso, que tinha contrato até o fim de 2016 e que preferiu romper o compromisso para correr pela McLaren, o time italiano perdeu outras peças importantes em seu organograma.

Desde a saída de Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, em outubro, a escuderia perdeu também o chefe de equipe Marco Mattiacci, demitido no fim da temporada para dar lugar a Maurizio Arrivabene.

Nesta semana, outros dois nomes foram desligados da escuderia: Pat Fry, diretor de engenharia, e Nikolas Tombazis, chefe do departamento de design.

Antes disso, ainda no primeiro semestre, o então chefe de equipe Stefano Domenicali foi dispensado por Luca di Montezemolo após se recusar a demitir Luca Marmorini, responsável pelo departamento de motores. Marmorini foi demitido mais tarde pelo próprio Montezemolo.

Fórmula 1