Topo

Fórmula 1

Evolução de Ricciardo pesou na saída de Vettel, afirma chefe da Red Bull

Ultrapassagem de Ricciardo na Itália foi ponto-chave para saída de Vettel - Mark Thompson/Getty Images
Ultrapassagem de Ricciardo na Itália foi ponto-chave para saída de Vettel Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/12/2014 10h25

A chance de correr na Ferrari e tentar repetir os feitos de Michael Schumacher foram fundamentais para que Sebastian Vettel decidisse deixar a Red Bull no fim de 2014. No entanto, o desempenho mostrado por Daniel Ricciardo ao longo do ano também pesou na saída do alemão.

Quem afirma é Christian Horner, chefe de equipe da Red Bull, em declarações reproduzidas pelo site da emissora britânica BBC. Segundo ele, as três vitórias de Ricciardo foram “um fator” na decisão de Vettel, que não gostou em especial de ter sido ultrapassado pelo companheiro no GP da Itália.

“(Foi) um momento de definição para Sebastian”, disse Horner. ”Ele estava muito frustrado após aquela corrida. Foi depois da pausa de verão, e conhecendo Sebastian como eu conheço, eu podia vê-lo muito distraído. Obviamente, ele tinha algo em mente”, acrescentou. Na ocasião, o australiano terminou em quinto, com o alemão em sexto.

Para Horner, foi entre os GPs da Bélgica (24 de agosto) e da Itália (7 de setembro) que a Ferrari se aproximou de Vettel. “Acho que a Ferrari estava cortejando-o bem forte. Entre Spa ou Monza, foi o momento em que ele tomou a decisão de fazer algo diferente no próximo ano”, palpitou. “Em Cingapura, você podia ver que ele era uma pessoa diferente. Ele estava mais relaxado, e você podia ver que ele tinha a cabeça feita.”

Ao longo da temporada 2014, Ricciardo foi o único piloto fora das Mercedes a vencer corridas, terminando em primeiro lugar as provas em Canadá, Hungria e Bélgica. Na classificação da Mundial de pilotos, Ricciardo foi o terceiro colocado (238 pontos), enquanto Vettel foi o quinto (167).

Fórmula 1