Topo

Fórmula 1

Hamilton e Rosberg passaram a se respeitar mais após conflito, diz Lauda

Do UOL, em São Paulo

05/01/2015 14h33

O ex-piloto Niki Lauda, diretor da equipe Mercedes, afirmou que as brigas durante a temporada de 2014 acabaram aumentando o respeito que Lewis Hamilton e Nico Rosberg, que duelaram pelo título da Fórmula 1, sentiam um pelo outro.

O auge da controvérsia foi no GP da Bélgica, onde Rosberg tocou o carro de Hamilton - que saiu da corrida e acusou o companheiro de equipe, então líder do campeonato, de ter batido de propósito. Hamilton terminou campeão e os dois, amigos desde os tempos de kart, fizeram discursos reconciliadores após o fim da temporada.

“Quando você supera todos esses problemas - que um venceu o campeonato, o outro não, que um bateu no outro, o outro não -, fica mais fácil, porque ambos se respeitam em um seus níveis de performance”, disse Lauda.

“Spa foi o estopim, e depois conseguimos retomar o controle das coisas. Não a gente como equipe dizendo a eles o que fazer, mas eles mesmos descobrindo. Depois disso tudo funcionou, e o resultado foi inacreditável. Eles se enfrentaram, se abraçaram e no fim parabenizaram um ao outro.”

Ele ainda usou como exemplo seus próprios companheiros de equipe na época em que foi tricampeão da F1. “Na hora da corrida, nunca gostei de [Alain] Prost, [Clay] Regazzoni ou [John] Watson. É normal. Mas há respeito de um pelo outro.”

Lauda também afirmou que o título de Hamilton não tira Rosberg da briga pelo campeonato de 2015. Pelo contrário: pode representar uma evolução do piloto alemão.

 “Era disso que precisávamos, porque Nico atacará de volta e tem potencial de crescimento. Ainda dá para tirar mais velocidade, técnica e performance dele. Será divertido novamente entre os dois, e espero que ninguém de fora interfira”, concluiu.

Fórmula 1