Topo

Fórmula 1

FIA apresenta pontuação para superlicença e afasta chegada de novatos à F1

Título da GP2 valerá 50 pontos a currículo de pilotos - GP2 Media/Divulgação
Título da GP2 valerá 50 pontos a currículo de pilotos Imagem: GP2 Media/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

06/01/2015 09h56

A FIA divulgou nesta terça-feira um novo sistema de pontuação de categorias de acesso à Fórmula 1 (incluindo a Fórmula Indy) para pilotos que buscam a superlicença. A medida entrará em vigor a partir de 2016.

Segundo a entidade, os pilotos que querem correr na F1 precisam ter somado pelo menos 40 pontos nos últimos três anos. A pontuação é distribuída mediante a posição final de cada piloto em campeonatos de acesso.

O título da GP2 valerá 50 pontos, enquanto os campeões da Fórmula 3 europeia, do Mundial de Endurance (apenas categoria LMP1) e Fórmula Indy somarão 40 pontos. Os títulos da GP3 e da Fórmula Renault 3.5 (hoje, uma alternativa à GP2) valerão 30 pontos.

Na nova tabela da FIA, a categoria que valerá mais pontos será a Fórmula 2, que não é disputada desde 2012. A entidade chama a categoria de "futuro campeonato FIA de F2", e ainda não há confirmação sobre quando ele será iniciado e qual será exatamente seu perfil. O campeão somará 60 pontos, com 50 para o vice-campeão e 40 para o terceiro colocado, todos aptos a requisitar a superlicença.

Dentro do regulamento da FIA, os pilotos precisarão ter pelo menos dois anos correndo em categorias de acesso, além de 18 anos completos, para tentar uma vaga na Fórmula 1. Desta forma, a entidade barra a promoção prematura de pilotos muito jovens – caso de Max Verstappen, que chega à F1 aos 18 anos após uma temporada na F3.

Tabela de pontos divulgada pela FIA para pilotos que buscam a superlicença na F1 - FIAReprodução - FIAReprodução
Tabela de pontos divulgada pela FIA para pilotos que buscam a superlicença na F1
Imagem: FIAReprodução

Fórmula 1