Topo

Fórmula 1

Cartola da Mercedes diz atrapalhar a carreira da mulher, piloto da Williams

Susie Wolff corre em monopostos desde 2002. Em 2011, casou-se com Toto Wolff - Reprodução/Instagram
Susie Wolff corre em monopostos desde 2002. Em 2011, casou-se com Toto Wolff Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

08/01/2015 09h10

Toto Wolff, diretor executivo da Mercedes na Fórmula 1, acredita que seu casamento com Susie Wolff, piloto de testes da Williams, atrapalha a carreira da própria mulher na categoria.

Susie, que correu pela Fórmula 3 e pela DTM, casou-se com Toto em 2011. O dirigente é acionista minoritário da Williams, e constante vê seu nome envolvido em insinuações de que o relacionamento teria ajudado a escocesa a ganhar espaço no automobilismo.

O dirigente, porém, rebate. “Susie é uma pequena mulher com uma grande personalidade, que estava na Mercedes antes de mim. Quando eu me interesse (em investir) na HWA (equipe da Mercedes na DTM), ela já estava na DTM”, disse o alemão ao semanário francês Auto Hebdo. Susie chegou à DTM justamente em 2006, após um ano na Fórmula 3.

“O que me entristece é que estou ciente de que faço mais mal do que bem à carreira dela, que ela construiu antes de me conhecer. Constantemente ouço ela ser descrita como ‘a esposa de Toto Wolff’, o que é fundamentalmente injusto. Há contratos de publicidade que ela não pode assinar por minha causa, por conflitos de interesses”, completou.

A britânica começou sua carreira em monopostos em 2002, correndo pela Fórmula Renault. Foram três anos na categoria, antes de se mudar para a Fórmula 3 em 2005. Entre 2006 e 2012, ela correu na DTM, o campeonato alemão de carros de turismo. Em 2012, Susie acertou com a Williams para trabalhar como piloto de testes.

”Ela é piloto de testes da Williams porque ela é boa atrás do volante, e não porque eu era um acionista”, disse, admitindo que a mulher superou as expectativas da própria Williams ao ser contratada. “No início, era uma ideia de marketing ter uma mulher, e a única no nível exigido era Susie. A equipe a testou, e ela foi bem”, completou.

Ainda segundo Toto, as insinuações já perseguiam Susie nos tempos de DTM. “Como ela não estava na frente, as pessoas faziam comentários sem saber como o esporte é organizado, com pilotos também em carros menos competitivos”, disse. “Mas quando ela estava competindo diretamente com David Coulthard e Roberto Merhi, ela estava no nível deles. E quando testou pela Williams, ela mostrou que o nível dela era excelente.”

Fórmula 1