Topo

Fórmula 1

Massa lidera treino e se anima, mas já dá para comemorar?

TOM GANDOLFINI /AFP
Imagem: TOM GANDOLFINI /AFP

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 18h00

Felipe Massa e a Williams começaram bem a última bateria de testes da pré-temporada da Fórmula 1 antes da abertura da temporada, com o melhor tempo de todos os nove dias de treinos realizados até aqui. O próprio brasileiro se mostrou animado com o ritmo demonstrado por seu carro, mas o que a marca de 1min23s500 significa?

O último teste de Barcelona é aquele em que as equipes colocam o que têm de melhor em seus carros e fazem simulações de corrida e de classificação, atingindo suas melhores marcas de toda a pré-temporada. Assim, a tendência é que a marca de Massa seja melhorada ao longo dos três dias de treinos que ainda faltam.

Ainda assim, a marca não deixou de chamar a atenção, por ser meio segundo mais rápida que o 1min24s067 que Romain Grosjean, da Lotus, fez no domingo. Na ocasião, o francês usou pneus supermacios, os mais rápidos disponíveis, enquanto Massa usou os macios nesta quinta-feira. O segundo colocado de hoje, Marcus Ericsson, da Sauber, foi mais de sete décimos mais lento que o brasileiro, também com os supermacios.

Por outro lado, a Mercedes, que venceu 16 das 19 etapas no ano passado, ainda não mostrou o que pode fazer. Nesta quinta-feira, Lewis Hamilton deu apenas 48 voltas e, após ter problemas no motor, ficou com sua melhor marca feita pela manhã, feita com pneus médios e a pista mais fria.

Os campeões mundiais ainda não usaram os pneus mais macios mas, mesmo assim, já chamaram a atenção. No último domingo, Nico Rosberg fez 1min24s321 com pneus médios que, teoricamente, são cerca de 2s mais lentos que os supermacios.

O próprio Massa reconhece que a expectativa é de que a Mercedes esteja na frente.  “Acho que precisávamos provar que estamos na briga. Não sabemos em relação à Mercedes, mas acho que comparando com os outros, nós estamos lá. Estou muito feliz, mas ainda é muito cedo", afirmou o brasileiro.

Os “outros” citados pelo piloto da Williams seriam principalmente Red Bull e Ferrari. Nesta quinta-feira, tanto Daniil Kvyat, andando pelos tetracampeões, quanto Kimi Raikkonen, pilotando o carro italiano, anotaram suas melhores marcas com pneus médios, indicando que não fizeram simulações de classificação, ao contrário de Massa. Kvyat marcou 1min25s947 e Raikkonen, 1min26s327. Nos próximos três dias de teste, espera-se um panorama melhor de quem estará mais próximo de desafiar as Mercedes no GP da Austrália, dia 15 de março.

Fórmula 1