Topo

Fórmula 1

Câmeras de TV obrigam Ferrari e Mercedes a mudarem o carro

À esquerda, a configuração usada na semana passada pela Ferrari; à direita, a atual - Getty Images
À esquerda, a configuração usada na semana passada pela Ferrari; à direita, a atual Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 11h09

Que os engenheiros da Fórmula 1 fazem de tudo para conseguirem alguma vantagem, não é novidade. Mas nestes testes de pré-temporada Ferrari e Mercedes acabaram tendo problemas com a Federação Internacional de Automobilismo por uma razão curiosa: o posicionamento das câmeras onboard.

Obrigatórias para todos os carros, as câmeras devem ser presas por uma estrutura que não pode ultrapassar 15mm. Porém, tanto o W06, da Mercedes, quanto o SF15 T, da Ferrari, não estavam respeitando as regras nos testes da semana passada e tiveram de alterar seus projetos.

Ao adotarem estruturas maiores, as equipes visavam ter benefícios aerodinâmicos, melhorando a performance dos carros.

Nos testes desta semana em Barcelona, a Ferrari chegou a testar duas soluções diferentes, enquanto a Mercedes apresentou uma asa mais plana, que chamou a atenção no paddock e foi considerada legal pela FIA.

Durante os testes, os carros não são obrigados a andar conforme as regras. Porém, caso haja algo errado na primeira etapa do campeonato, além da FIA impor punições, as próprias equipes rivais podem entrar com representações para anular os resultados de quem não estiver de acordo com o regulamento.

câmera onboard - Getty Images  - Getty Images
À esquerda, a configuração usada nos testes da semana passada pela Mercedes; à direita, a solução atual
Imagem: Getty Images

Fórmula 1