Topo

Fórmula 1

Velocidade da Mercedes é "assustadora", reconhecem rivais

Nico Rosberg foi mais de 0s7 mais rápido que o rival mais próximo, Felipe Massa - James Gasperotti/ZUMAPRESS
Nico Rosberg foi mais de 0s7 mais rápido que o rival mais próximo, Felipe Massa Imagem: James Gasperotti/ZUMAPRESS

Do UOL, em São Paulo

27/02/2015 15h40

A Fórmula 1 esperou nove dias durante a pré-temporada para ver do que a Mercedes era capaz depois de dominar a temporada passada, vencendo 16 das 19 etapas. E, nesta sexta-feira, Nico Rosberg finalmente demonstrou o ritmo do W06 – e assustou a concorrência.

O alemão fez as duas voltas mais rápidas dos testes até aqui – primeiro, 1min22s792, e logo depois, 1min22s8 – superando em mais de sete décimos a melhor marca obtida até então, por Felipe Massa, na quinta-feira. O piloto da Williams fizera 1min23s500. Todos os tempos foram marcados com o pneu macio.

“Eles estavam adotando um ritmo bem conservador, mas já começaram a demonstrar que a diferença de performance é bem ameaçadora”, admitiu o chefe da Red Bull, Christian Horner, que viu seu piloto, Daniil Kvyat, fechar o dia apenas em oitavo. “Os demais parecem estar bem próximos, mas a Mercedes tem uma diferença muito grande no momento.”

Outro que não escondeu o baque com o tempo obtido por Rosberg foi o companheiro de Massa, Valtteri Bottas. O finlandês foi o segundo colocado, porém 1s2 atrás do alemão. “Foi um bom dia para nós, novamente um dia sem qualquer problema, o que é sempre bom. Testamos mais a parte de performance e pude tirar o máximo do carro em sequências de voltas mais curtas. Foi OK, mas fiquei um pouco surpreso com a velocidade da Mercedes. É difícil saber o quanto eles estão na frente, mas estão.”

Para piorar a impressão de impotência dos rivais, o vice-campeão de 2014 reclamou bastante do comportamento de sua Mercedes. “Foi um dia difícil porque, mesmo que os números apontem que estávamos com o acerto correto, o carro estava muito, muito longe do ideal e não entendo isso. O carro estava saindo de traseira o tempo todo e a tração era ruim”, reclamou.

A Fórmula 1 chega a sua reta final de testes de pré-temporada neste final de semana. Depois de 1º de março, os carros só voltam à pista para a abertura do campeonato, dia 15 de março, na Austrália.

Fórmula 1