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Resumão dos testes da F-1 tem Mercedes na frente e Alonso na 'lanterna'

Fernando Alonso ficou com a "lanterna" entre os pilotos titulares - Dan Istitene/Getty Images
Fernando Alonso ficou com a 'lanterna' entre os pilotos titulares Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

02/03/2015 09h02

De um lado, os atuais campeões mundiais da Mercedes fizeram não apenas os dois melhores tempos da pré-temporada, como conseguiram a maior quilometragem dos testes, superando os 6.000km em 12 dias de treinos. De outro, a McLaren, estreando o motor Honda, sofreu diversos problemas e não passou dos 1.800km rodados.

Quem mais andou foi o alemão Nico Rosberg, que obteve uma quilometragem mais de seis vezes maior do que o ‘lanterna’ entre os pilotos titulares, Fernando Alonso, que deu apenas 117 voltas no final. Além de ter perdido tempo de pista devido aos problemas enfrentados pela McLaren, o espanhol não participou dos últimos quatro dias de testes devido ao acidente sofrido na segunda bateria de treinos.

Seu companheiro, porém, não andou muito mais que o bicampeão: Jenson Button deu apenas 224 voltas, evidenciando as dificuldades do time inglês.

“Não estaremos tão prontos quanto gostaríamos, mas faremos o nosso melhor, obviamente”, afirmou o chefe da equipe, Eric Boullier. “Resolvemos a maioria dos problemas e testamos a maioria dos sistemas. Em termos de design, tudo está funcionando. A confiabilidade ainda preocupa, claramente, e não sei quanto tempo vamos demorar para resolver tudo”.

Segundo o dirigente, a equipe trabalha com a expectativa de solucionar os problemas “no início da temporada europeia”, a partir da quinta etapa, na Espanha, em maio.

Enquanto isso, o chefe da Mercedes, que venceu 16 das 19 provas ano passado, revelou que a equipe usou apenas um motor durante os 12 dias de pré-temporada.

“Foi bom. Atingimos uma quilometragem sólida, resolvemos vários problemas – foi tudo uma questão de confiabilidade. Trabalhamos muito bem o carro; atingimos tudo o que queríamos”, comemorou.

A temporada da Fórmula 1 começa dia 15 de março, no GP da Austrália.

Distância total percorrida por piloto
1. Nico Rosberg, 759 voltas - 3,463 km
2. Felipe Nasr, 649 voltas - 2,976 km
3. Max Verstappen, 617 voltas - 2,834 km
4. Sebastian Vettel, 602 voltas - 2,768 km
5. Marcus Ericsson, 596 voltas - 2,732 km
6. Carlos Sainz Jr, 589 voltas - 2,700 km
7. Kimi Raikkonen, 580 voltas - 2,655 km
8. Lewis Hamilton, 533 voltas - 2,434 km
9. Felipe Massa, 492 voltas - 2,258 km
10. Valtteri Bottas, 491 voltas - 2,255 km
11. Daniel Ricciardo, 486 voltas - 2,243 km
12. Pastor Maldonado, 486 voltas - 2,231 km
13. Daniil Kvyat, 457 voltas - 2,109 km
14. Romain Grosjean, 355 voltas - 1,640 km
15. Sergio Perez, 285 voltas - 1,327 km
16. Nico Hulkenberg, 271 voltas - 1,262 km
17. Jenson Button, 224 voltas - 1,033 km
18. Pascal Wehrlein, 161 voltas - 749 km
19. Fernando Alonso, 117 voltas - 536 km
20. Susie Wolff, 86 voltas - 400 km
21. Jolyon Palmer, 77 voltas - 358 km
22. Kevin Magnussen, 39 voltas - 182 km

Distância total percorrida por equipe
1. Mercedes, 1,340 voltas - 6,121 km
2. Sauber, 1,245 voltas - 5,709 km
3. Toro Rosso, 1,206 voltas - 5,534 km
4. Ferrari, 1,182 voltas - 5,423 km
5. Williams, 1,069 voltas - 4,913 km
6. Red Bull, 943 voltas - 4,352 km
7. Lotus, 918 voltas - 4,230 km
8. Force India, 669 voltas - 3,114 km
9. McLaren, 380 voltas - 1,751 km

Distância total percorrida por motor
1. Mercedes, 3,996 voltas - 18,378 km
2. Ferrari, 2,427 voltas - 11,132 km
3. Renault, 2,149 voltas - 9,886 km
4. Honda, 380 voltas - 1,751 km

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