Topo

Fórmula 1

Mercedes está sobrando tanto na F1 que até bancou teste de outra equipe

Mercedes pagou para que Pascal Werhlein testasse na Force India, que agradece - Dan Istitene/Getty Images
Mercedes pagou para que Pascal Werhlein testasse na Force India, que agradece Imagem: Dan Istitene/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

03/03/2015 11h02

A Mercedes pagou à Force India para que o alemão Pascal Werhlein, piloto de testes da escuderia germânica, participasse dos testes coletivos de pré-temporada em Barcelona (Espanha) pelo time indiano. A informação foi divulgada nesta terça-feira pelo site da revista Autosport.

Segundo informações iniciais, a Force India topou utilizar Wehrlein para amortizar uma dívida com a Mercedes referente ao fornecimento de motores. No entanto, de acordo com a publicação, a escuderia de Vijay Mallya só conseguiu custear sua participação nos testes em Barcelona graças ao aporte financeiro da Mercedes.

“A Mercedes queria que ele tivesse algum tempo no carro, e nos contatou a respeito de permitir que ele corresse”, disse Bob Fernley, chefe adjunto de equipe da Force India. “Foi um prazer para nós permitir. Obviamente, valeu a pena do lado financeiro, e ainda nos permitiu ter Nico (Hulkenberg) e Sergio (Perez) de volta para o terceiro teste. Todos saíram ganhando”, completou.

A Force India é uma das equipes que mais questionam os orçamentos da F1, ao lado de Lotus e Sauber. Além do dinheiro da Mercedes, a equipe de Vijay Mallya conta ainda com a promessa de Bernie Ecclestone, diretor executivo da Formula One Management, de uma melhor distribuição de verbas na categoria.

“Bernie prometeu apoio para as equipes. Se esse apoio vier, elas (equipes menores) poderão fazer algumas corridas”, disse Fernley, desta vez, ao jornal The Times. “Deixamos claro aos detentores de direitos comerciais que temos problemas, como Lotus e Sauber têm. Não é uma equipe isolada. Bernie tem sido extremamente compreensivo”, completou.

O apoio da Mercedes à sobrevivência da Force India fica mais claro quando o assunto é a permanência de Pascal Wehrlein como piloto de testes do time indiano. “Foi apenas um dia. Provavelmente ele correrá conosco de novo nos testes de novatos, mas não temos planos para ele a longo prazo neste momento”, disse Bob Fernley.

Fórmula 1