Topo

Fórmula 1

Após pancada, piloto espanhol acordou pensando que era Nelson Piquet

Adrian Campos teve passagem apagada pela Fórmula 1 - Hupsel, Rafael/TBA
Adrian Campos teve passagem apagada pela Fórmula 1 Imagem: Hupsel, Rafael/TBA

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 10h21

O ex-piloto Adrián Campos não teve uma carreira muito marcante na Fórmula 1. Foram apenas 17 largadas e nenhum ponto sequer no final do anos 1980. Mas não foi isso que passou pela sua cabeça quando sofreu um forte impacto na classificação para o GP de Mônaco de 1987: a pancada foi tão forte que o espanhol acordou achando que era Nelson Piquet.

O brasileiro, então bicampeão da categoria, era o quarto colocado no início da temporada na qual se consagraria tri. Enquanto isso, Campos lutava para colocar sua Minardi no grid.

“Minha pancada na classificação de Mônaco foi forte, bati com a parte mais dura, a caixa de câmbio da Minardi, na parte mais dura do guard rail, no poste. O carro ricocheteou, e minha cabeça bateu na parte de atrás”, lembrou o piloto em entrevista ao Marca.

Mesmo com o forte impacto, Campos saiu caminhando do carro. “Voltei para os boxes um pouco tonto e lembro de olhar para meus pés e, de repente, tudo virou uma tela branca de cinema. Acordei no hospital e contaram que fiquei delirando por 45 minutos pelas ruas de Mônaco.”

Entre as frases sem sentido que soltou nesse momento, Campos disse a um comissário que “estava bem, em Madri, que podia até ver o edifício da Telefónica de longe.” Como o comissário ficou alarmado com a narrativa, perguntou se o piloto lembrava qual era seu nome: “Respondi ‘claro que sim, sou Nelson Piquet'”.

No final das contas, Campos não participou da corrida apesar de ter se classificado em 14º, um belo resultado para sua Minardi, e permaneceu uma semana no hospital. E o mais curioso: o espanhol viveu anos sem ter qualquer lembrança do acidente até que, certo dia, olhando para os próprios pés, todos os detalhes lhe vieram à mente.

Campos foi um dos grandes mentores da carreira de Fernando Alonso, que sofreu uma concussão em acidente nos treinos de pré-temporada e está fora da etapa de abertura da Fórmula 1, dia 15 de março, por recomendação médica.

Fórmula 1