Topo

Fórmula 1

Um circuito com curvas de todos os circuitos da Fórmula 1? Um ex-piloto fez

The Ultimate Track tem S do Senna nas curvas 4 e 5 - Sky Sports/Reprodução
The Ultimate Track tem S do Senna nas curvas 4 e 5 Imagem: Sky Sports/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

04/03/2015 15h51

E se a Fórmula 1 tivesse um circuito que unisse curvas características de todos os circuitos da temporada 2015 da categoria? Na Inglaterra, o canal de TV Sky Sports decidiu fazer, e o resultado tem tudo para agradar os fãs.

A chamada The Ultimate Track (ou ‘A Pista Definitiva’) reúne 40 curvas, além de retas e setores facilmente reconhecíveis por parte dos fãs da F1. O Autódromo de Interlagos está representado com o S do Senna, nas curvas 4 e 5 do circuito da TV.

A reta de largada foi emprestada do Circuito de Silverstone (Inglaterra), com a chicane da largada de Monza (Itália) logo nas curvas 1 e 2. O traçado tem o formato de “oito”, assim como Suzuka (Japão), com um trecho passando sobre outro com uma ponte.

“Eu quis fazer uma figura de oito, como Suzuka, e só conseguia sonhar em dirigir uma série de curvas, como a escalada de Austin (EUA) antes de cair para o S do Senna do Brasil e para a Curva Copse, de Silverstone. E tudo isso em um setor pequeno”, disse o ex-piloto Martin Brundle, responsável pelo desenho.

A emissora construiu uma maquete da pista idealizada. Além disso, uma versão virtual foi elaborada para que os comentaristas da TV – Martin Brundle, Damon Hill, Johnny Herbert e Anthony Davidson, todos ex-pilotos britânicos da F1 – possam se desafiar no decorrer da temporada.

“Construímos um modelo, e eu vou voltar à infância por muitas voltas. Será competitivo”, completou Brundle.

Fórmula 1