Topo

Fórmula 1

Piloto entra na Justiça contra a Sauber e Nasr pode ter vaga ameaçada

Rob Griffith/AP
Imagem: Rob Griffith/AP

Do UOL, em São Paulo

05/03/2015 07h32

O começo de temporada da Sauber pode ser tumultuado. Isso porque o ex-piloto de teste da equipe, Giedo van der Garde, entrou na Justiça para ter vaga de piloto principal. E pode sobrar até para o brasileiro Felipe Nasr, já que ele exige fazer parte da dupla de pilotos já na primeira corrida do ano, na Austrália, segundo o Herald Sun.

Em 2014, os pilotos eram Adrian Sutil e Esteban Gutierrez. Van der Garde era piloto de testes e chegou a entrar na pista. Segundo ele, seu contrato previa que ele virasse titular nesta temporada, mas Marcus Ericsson e Felipe Nasr são os nomes com que a Sauber conta, como titulares.

A Sauber rebate o holandês e afirma que não havia nenhuma cláusula que o colocasse como titular, e que ele poderia ser mantido como piloto de testes.

A Justiça da Suíça deu ganho de causa para Van der Garde dia 2 de março e o processo foi para a Austrália, onde uma “aplicação para executar decisão estrangeira” será julgada às pressas nesta segunda-feira, mesmo sendo um feriado nacional no país. Os primeiros treinos livres da temporada serão realizados na sexta-feira.

A alegação é que os patrocinadores do holandês investiram uma grande quantia para que ele fosse terceiro piloto na temporada passada contando que ele fosse titular em 2015. Os documentos que servem como prova no processo apontam que Van der Garde assinou um contrato “de pilotagem, testes e serviços promocionais” dia 20 de janeiro de 2014 e, em 28 de junho, a Sauber executou uma opção contratual que significaria que ele teria direito de correr em 2015.

"Em novembro de 2014, Van de Garde foi informado pela chefe-executiva da Sauber, Monisha Kaltenborn, que os dois postos da Sauber seriam ocupados por outros pilotos e, como consequência, não teria vaga como piloto no time de 2015", diz documento da defesa do piloto. Kaltenborn, que tem formação como advogada, garante que os contratos do time são legais.

"O réu foi ordenado a abster-se de tomar qualquer medida que prive o Sr. Van der Garde do seu direito de participar da temporada 2015 da Fórmula 1, como um dos pilotos de corrida", reproduziu o jornal.

Van der Garde não é o primeiro piloto a acusar a Sauber de agir de maneira errônea na contratação de pilotos. Quando Marcus Ericsson e Felipe Nasr foram anunciados como pilotos titulares para 2015, em novembro do ano passado, o então piloto da equipe, Adrian Sutil, ameaçou entrar com uma ação na justiça dizendo que seu contrato estava em vigor. O alemão, contudo, nada fez.

Fórmula 1