Topo

Fórmula 1

A uma semana dos primeiros treinos, Austrália já 'sente' o peso da F-1

Temporada da Fórmula 1 começa dia 15 de março, em Melbourne - ERIC VARGIOLU / FRAME
Temporada da Fórmula 1 começa dia 15 de março, em Melbourne Imagem: ERIC VARGIOLU / FRAME

Do UOL, em São Paulo

06/03/2015 06h04

Os carros só entram na pista daqui uma semana, mas a Austrália já vem sentindo nos últimos dias o peso de sediar a etapa de abertura da Fórmula 1. Literalmente. São fretados a cada uma das corridas que acontecem fora da Europa seis Boeing 747, com um total de 720 toneladas. E eles só transportam parte do equipamento.

Os aviões carregam os carros em si, as peças sobressalentes, todo o sistema de pesagem e de verificações técnicas, além da cronometragem e das estruturas das áreas de paddock e de mídia. A centralização acontece por questões econômicas e todo o processo é coordenado pela FOM, empresa que rege o lado comercial da categoria.

Bem antes dos aviões, foram enviados via mar 35 conteiners de 12 metros cada com os boxes, a parte dos escritórios e cozinha de cada equipe. De Melbourne, esses navios são encaminhados para Montreal, para a sétima etapa da temporada, que será disputada apenas em junho. Afinal, enquanto nas provas asiáticas os circuitos têm suas próprias instalações para receber os times, na Europa são usados os motorhomes.

Mas o transporte não para por aí. No início desta semana, chegaram os equipamentos de TV, uma vez que a FOM gera as imagens para todas as provas e esse tipo de equipamento precisa ser instalado com antecedência. Além disso, com um avião mais ‘modesto’, o 767, a Pirelli traz sua carga de pneus.

Tudo isso exige uma logística complexa, planejada com antecedência. Mas nada impede que algumas peças cheguem às pressas. Nesse caso, elas são geralmente trazidas pelos próprios membros das equipes em suas bagagens e podem incluir novidades projetadas de última hora.

A temporada da Fórmula 1 começa no próximo final de semana, na Austrália, com os primeiros treinos livres marcados para a 0h30 da sexta-feira.

Fórmula 1