Topo

Fórmula 1

Verdadeiro ou falso? Certezas e rumores sobre o acidente de Alonso

Do UOL, em São Paulo

07/03/2015 11h36

Desde que Fernando Alonso sofreu um forte acidente em Barcelona, durante os testes para a temporada da Fórmula 1, uma série de histórias surgiram sobre a batida em si e as condições físicas do piloto da McLaren. O site Motorsport decidiu reunir as informações sobre o tema. 

Há quem diga que ele desmaiou no carro, tem quem fale que o espanhol acordou em 1995. Até o momento, o certo é que mais histórias devem surgir em breve. Parte da culpa está nos ombros da escuderia, que ficou mais de 24 horas sem divulgar informações oficiais. A atitude deu início a um mar de boatos.

Por enquanto, já há como deixar claro algumas verdades e mentiras sobre o caso.

As certezas 


1 - Alonso não perdeu a consciência antes da batida

Após inicialmente negar que Alonso perdeu a consciência, o chefe da McLaren, Ron Dennis, revelou que o bicampeão realmente esteve inconsciente por alguns segundos. No entanto, a equipe desmente a versão de que ele desmaiou antes da batida.

2 - Alonso não sofreu concussão 

Após o acidente, a McLaren afirmou que Alonso sofreu uma concussão. Pouco tempo depois, Ron Dennis conversou com a imprensa para esclarecer a situação e negou o quadro. De acordo com o chefe da equipe, ele teve apenas sintomas.

3 - Não foi um acidente normal 

Inicialmente, a McLaren anunciou que Alonso teve um acidente “normal” de teste, mas a permanência além do esperado no hospital e a certeza de que o espanhol não corre no primeiro GP do ano sugerem outra coisa.

Os rumores

1 - Alonso falou italiano? 

Ron Dennis admitiu que Alonso perdeu a consciência e que ele perdeu a memória do momento do acidente. No entanto, parte da imprensa chegou a noticiar que o espanhol despertou achando que ainda era piloto da Ferrari e falando italiano, o que foi desmentido

2 - O piloto achou que tinha 13 anos? 

O jornal espanhol El Pais divulgou que Alonso sofreu uma enorme perda de memória e que acordou pensando que ainda tinha 13 anos de idade. O diário ainda afirmou que o piloto precisou de uma semana para “voltar ao presente”.


“Eu sou Fernando. Eu corro de kart e quero ser piloto da Fórmula 1”, teria dito o bicampeão aos médicos.

3 - Choque?

Também existe a teoria de que Alonso recebeu um choque elétrico antes do acidente. A imprensa italiana afirmou que o piloto confidenciou a amigos próximos ter sentido um “grande choque na espinha”.

 

Fórmula 1