Topo

Fórmula 1

Massa critica briga judicial que pode tirar vaga de Nasr: culpa da equipe

Felipe Massa começou sua carreira na equipe Sauber, em 2002 - AP Photo/Miguel Morenatti
Felipe Massa começou sua carreira na equipe Sauber, em 2002 Imagem: AP Photo/Miguel Morenatti

Do UOL, em São Paulo

11/03/2015 07h53

A briga judicial para saber quem vai pilotar pela Sauber na abertura da temporada da Fórmula 1, cujo julgamento final será menos de 24h antes da primeira sessão de treinos livres, foi criticada por Felipe Massa, que pode ver seu único compatriota no grid, Felipe Nasr, de fora da competição após ter feito toda a pré-temporada com o time.

Piloto reserva de 2014, Giedo van der Garde tenta reverter, na justiça, a dispensa em detrimento de Nasr e de Marcus Ericsson. O holandês alega que seu contrato previa que ele se tornasse titular nesta temporada. A justiça suíça já deu ganho de causa para o piloto, que agora busca a execução da decisão na Austrália para correr já em Melbourne.

Nesta quarta-feira, a corte australiana deu parecer favorável a Van der Garde, mas a Sauber recorreu e um novo julgamento será realizado na quinta-feira. Caso a decisão se mantenha, ainda não se sabe qual dos dois atuais titulares seria substituído. A alegação da defesa da equipe é de que seria perigoso colocar um piloto que não participou da pré-temporada no carro.

A situação foi criticada por Massa. “É muito triste ver isso acontecendo só a alguns dias da primeira corrida. Não estou feliz – talvez mais pelo que a equipe está fazendo, ao assinar com três pilotos para o campeonato. Um tinha contrato e então eles assinaram com outros dois… fico muito triste.”

Para o brasileiro, a briga judicial às vésperas do início da temporada “não é boa para o esporte”. “Espero que eles lidem com a situação da manheira correta. Mas não faço ideia de quem eles vão colocar no carro.”

Van der Garde, por sua vez, disse acreditar que não terá problemas caso se torne titular da equipe por força da lei. “Tinha uma relação muito boa com a equipe e ainda tenho uma relação muito boa com a equipe. Estou animado para correr neste final de semana. Estou feliz por termos ganho o caso e mal posso esperar para voltar ao batente”, disse, antes de saber do recurso. “Estou em forma, muito forte e animado para voltar à equipe e fazer meu melhor. Tenho treinado duro nos últimos três meses.”

Fórmula 1