Topo

Fórmula 1

Eles receberam ordens de equipe no GP da Malásia. E não cumpriram

Do UOL, em São Paulo

24/03/2015 05h00

Se o GP da Malásia respeitar sua tradição recente, é melhor os chefes de equipe se preocuparem: nos últimos dois anos, a prova foi marcada por polêmicas envolvendo companheiros. Inclusive, com um piloto brasileiro.

A mais famosa delas ocorreu entre Sebastian Vettel e Mark Webber, na prova de 2013. O australiano liderava, com o alemão em segundo. Nas voltas finais, ambos foram instruídos para manterem as posições. A mesma ordem foi dada para Lewis Hamilton e Nico Rosberg, da Mercedes. O inglês era terceiro colocado.

Porém, enquanto a determinação foi cumprida na Mercedes – mesmo que Rosberg tenha demonstrado sua indignação via rádio – na Red Bull Vettel foi para cima de Webber e venceu a corrida, deixando o australiano bastante irritado.

A polêmica ficou conhecida como ‘multi 21’, pois a equipe usou esse código para dizer aos pilotos que o carro número 2, de Webber, deveria ficar na frente do número 1, de Vettel. Quando o alemão colocou de lado para disputar a posição, Webber chegou a pensar que se tratava de uma encenação, mas o então tricampeão passou e não cedeu a vitória.

“Depois da última parada, a equipe me disse que a corrida tinha acabado e que deveríamos diminuímos a potência dos motores para ir até o final. A equipe tomou a decisão dela. Seb tomou a dele e vai ser protegido, como sempre”, reclamou Webber.

De fato, apesar da primeira reação da equipe ter sido crítica em relação a Vettel, e da mea culpa do alemão logo após a prova, a Red Bull nada fez quando o piloto mudou sua postura, na prova seguinte. Vettel disse que não se arrependia e ainda acusou Webber de ter dificultado sua vida no GP do Brasil de 2012, em que conquistou o tri. O australiano anunciou sua aposentadoria três meses depois.

“Mais rápido do que você”
Na corrida do ano passado, foi a vez de Felipe Massa receber uma ordem de equipe – e não cumprir – no GP da Malásia. Nas voltas finais de sua segunda prova na Williams, o brasileiro estava preso atrás da McLaren de Jenson Button, enquanto seu companheiro Valtteri Bottas se aproximava rapidamente.

Acreditando que Bottas teria mais chances de superar Button, a equipe pediu que Massa cedesse sua posição porque o finlandês era “mais rápido”, exatamente a mesma frase que o brasileiro ouviu no famoso episódio em que cedeu a vitória no GP da Alemanha para Fernando Alonso, na Ferrari, em 2010.

Desta vez, contudo, o brasileiro só avisou via rádio que estava “ficando mais rápido”, não cumpriu a ordem e, depois da prova, argumentou que Bottas teria as mesmas dificuldades que ele estava tendo para superar Button. E completou: “Vou lutar pela minha carreira do jeito que eu quiser.”

A Williams acabou se desculpando pela ordem e tratou de diminuir o caso. “Como fizemos isso com Felipe?”, questionou a chefe do time, Claire Williams.
Será que teremos mais alguma polêmica neste final de semana? Os treinos livres para o GP da Malásia, segunda etapa do mundial de Fórmula 1, começam às 23h da quinta-feira. A classificação será disputada às 6h do sábado e a corrida, às 4h do domingo.

Fórmula 1