Topo

Fórmula 1

'Foi como se colocassem uma faca no cockpit', relembra companheiro de Massa

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 06h28

Assim como Fernando Alonso, Valtteri Bottas também foi liberado pelos médicos da Federação Internacional de Automobilismo e vai correr no GP da Malásia, neste final de semana. O finlandês foi vetado menos de uma hora antes do GP da Austrália devido a uma lesão nas costas, mas disse ter alterado o banco e os pedais de sua Williams para voltar ao cockpit.

"Não sinto dor, então isso é bom. No final da semana passada eu conseguia fazer algumas coisas sem dor e durante a semana eu consegui treinar sem dor. A recuperação foi muito boa. Fizemos todo o possível neste curto período de tempo, mas tivemos sorte de ser duas semanas de diferença entre as provas e sinto-me confiante para voltar ao carro."

O companheiro de Felipe Massa explicou que a Williams tem "uma boa ideia" do que pode ter gerado seu incômodo nas costas. "Mudamos o assento e a posição do pedal de uma maneira bem significativa, então minhas costas estão em uma posição mais neutra no carro, o que causa menos pressão nos discos vertebrais. Estamos muito confiantes de que isso possa resolver o problema."

Bottas revelou que nunca havia tido qualquer problema nas costas. O piloto teve um pequeno corte em um dos discos, algo que, segundo o piloto, deve ter evoluído com o tempo, mas que ele sentiu de repente, durante a classificação na Austrália. "Não deu aviso. Senti quando freei forte, na última volta lançada do Q2. Senti como se alguém tivesse colocado uma faca, e depois a dor foi aumentando até a meia-noite. Ainda bem que começou a diminuir à noite e, de manhã, eu estaria pronto para correr."

O piloto chegou a passar a noite anterior à corrida da Austrália no hospital mas, ainda assim, considera que estava pronto para disputar o GP. "Passei pelos exames, eles tinham todo o acesso ao material do hospital, mas talvez eles pensaram que [o veto] seria melhor a longo prazo. Isso pode ser verdade, então mesmo tendo sido difícil não correr, eu respeito a decisão da FIA. Agora eles dizem que estou pronto para correr e eu também me sinto pronto, e isso é bom."

Fórmula 1