Topo

Fórmula 1

Massa cobra desenvolvimento da Williams para lutar contra a Ferrari

Do UOL, em São Paulo

26/03/2015 07h13

Depois de perder o duelo com Sebastian Vettel pelo terceiro lugar no GP da Austrália, Felipe Massa espera outra briga apertada com as Ferrari neste final de semana, na Malásia. E diz que, neste momento, é impossível saber quem está melhor.

Isso porque, enquanto os italianos melhoraram consideravelmente seu motor e têm muita velocidade de reta, o time inglês evoluiu nas curvas.

"Acho que talvez tenhamos terminado bem no teste de Barcelona em comparação com a Ferrari, mas na primeira corrida eles tinham um pouco de margem comparando conosco", reconheceu o brasileiro. "Espero que possamos ir melhor aqui."

Massa aproveitou para cobrar da Williams um desenvolvimento contínuo do carro. "Com certeza se pudermos melhorar dois décimos a cada corrida isso pode mudar a situação, especialmente quando se tem uma briga tão apertada. Estamos lutando com uma equipe com grandes recursos para desenvolver o carro."

Sobre o GP da Malásia, Massa espera que a pista se adapte melhor ao carro da Williams do que o circuito de Melbourne. "Estamos trabalhando muito duro no carro para melhorar alguns detalhes que vimos na primeira corrida e acho que podemos melhorar o acerto", espera.

"Aqui, as temperaturas afetam muito a performance, então se conseguirmos trabalhar bem o carro do ponto de vista da carenagem perde-se menos pressão aerodinâmica". Quando a temperatura ambiente é alta, as equipes têm de prejudicar a parte aerodinâmica do carro para conseguir resfriar mais o carro. Isso é feito ao 'abrir' mais a carenagem, para melhorar o fluxo de ar.

Apesar de querer usar a grande arma da Williams, sua velocidade de reta, na Malásia, Massa reconhece que a Ferrari melhorou bastante nesta área. "Não temos mais essa vantagem. A única coisa que a Ferrari demonstrou ter melhorado muito é no motor. Eles têm um sistema muito melhor em comparação com o ano passado. Em 2014, perdíamos para eles nas curvas, mas ganhávamos nas retas. Certamente nosso carro tem mais pressão aerodinâmica hoje e é melhor nas curvas, mas não temos mais a vantagem da velocidade de reta."

Os treinos livres para o GP da Malásia começam nesta quinta-feira, às 23h. A classificação será no  sábado, às 6h, e a corrida, no domingo, às 4h.

Fórmula 1