Topo

Fórmula 1

Mesmo com dia cheio de problemas, Hamilton é o mais rápido na Malásia

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 04h28

Nem mesmo um dia problemático parou Lewis Hamilton na sexta-feira de treinos livres para o GP da Malásia. O líder do campeonato perdeu praticamente toda a primeira sessão, na qual sequer marcou tempo devido a uma falha na entrada de ar do motor de sua Mercedes, e também andou pouco no segundo treino. Deu, no total, apenas 20 voltas, mas ainda assim foi o mais rápido, superando Kimi Raikkonen, da Ferrari. 

Com Hamilton vivendo um dia atípico e Nico Rosberg errando em sua volta mais rápida, parecia que Raikkonen teria a chance liderar a sexta-feira. O piloto da Ferrari havia sido 55 milésimos mais rápido que o alemão da Mercedes. Porém, o inglês colocou ordem na casa no final e superou o finlandês em 373 milésimos.

Depois de não treinar na primeira sessão – quando deu lugar ao piloto reserva Raffaele Marciello – Felipe Nasr demonstrou alguma dificuldade para controlar a Sauber, aparentando ter um carro instável, e terminou na 12ª colocação. Felipe Massa, que foi 11º no primeiro treino, fechou o dia em sexto. Ambos os brasileiros reclamaram do desgaste dos pneus. Daniil Kvyat colocou a Red Bull na quarta colocação, à frente do companheiro de Massa, Valtteri Bottas.

A sessão foi disputada sob intenso calor, começando com 60ºC de temperatura de pista e 33º de temperatura ambiente. Porém, ao contrário da maioria das etapas, o horário do segundo treino livre não coincide com a largada na Malásia: a largada da prova será uma hora depois, às 15h locais. Portanto, é possível que o cenário não se repita domingo.

Ferrari forte

Na primeira parte do treino, quando os pilotos faziam suas simulações de corrida com os pneus duros, as Ferrari começaram ditando o ritmo, com vantagem para Sebastian Vettel. A dupla da Williams, com Valtteri Bottas à frente de Felipe Massa, andou cerca de meio segundo mais lenta do que os italianos.

Mas quem chamou a atenção nos momentos iniciais do treino foi a Lotus de Pastor Maldonado – mas não por um bom motivo: parte da carenagem se soltou na reta, deixando detritos na pista.

Logo em sua primeira volta lançada, Nico Rosberg pulou para a ponta, dois décimos à frente de Vettel, enquanto Hamilton demorou a ir à pista, aparecendo apenas com 50 minutos para o final. Apesar de seu problema na primeira sessão, o inglês não teve de trocar o motor. Trata-se de uma boa notícia para o inglês, pois o regulamento limita a quatro o número de motores que podem ser usados por piloto na temporada. 

Série de erros

No primeiro dia de treinos da Manor na temporada, Roberto Merhi rodou com pouco menos de uma hora para o final da sessão, causando uma bandeira vermelha e atrasando as primeiras simulações de classificação. Ele não seria o único. Quando a pista foi liberada, Vettel entrou na pista com os pneus médios, mas acabou arruinando sua simulação com uma rodada no mesmo ponto de Merhi.

Bottas e Massa foram os primeiros dos ponteiros a usar os pneus mais aderentes e pularam para segundo e terceiro, com o finlandês à frente. Mas Raikkonen foi o único que conseguiu superar o tempo que Rosberg havia feito com os pneus duros. O alemão, por sua vez, errou sua primeira tentativa de simulação de classificação e acabou não conseguindo ser mais rápido que a Ferrari.

A McLaren, por sua vez, demonstrou evolução: depois de Jenson Button terminar a segunda sessão de treinos livres a 3s6 do líder, Fernando Alonso, em seu primeiro dia de treinos após o acidente que o tirou da etapa de abertura da temporada, fechou o dia a 2s7 da ponta.

A terceira sessão de treinos livres para o GP da Malásia começa às 3h da madrugada do sábado. A classificação tem início às 6h a corrida, às 4h do domingo, com transmissão da TV Globo e do Placar UOL Esporte.

Confira a classificação da segunda sessão de treinos livres na Malásia

1. Lewis Hamilton (ING) Mercedes-Mercedes 1m 39.790s
2. Kimi Raikkonen (FIN) Ferrari-Ferrari 1m 40.163s
3. Nico Rosberg (ALE) Mercedes-Mercedes 1m 40.218s
4. Daniil Kvyat (RUS) Red Bull-Renault 1m 40.346s
5. Valtteri Bottas (FIN) Williams-Mercedes 1m 40.450s
6. Felipe Massa (BRA) Williams-Mercedes 1m 40.560s
7. Sebastian Vettel (ALE) Ferrari-Ferrari 1m 40.652s
8. Max Verstappen (HOL) Toro Rosso-Renault 1m 41.220s
9. Marcus Ericsson (SUE) Sauber-Ferrari 1m 41.261s
10. Daniel Ricciardo (AUS) Red Bull-Renault 1m 41.799s
11. Pastor Maldonado (VEN) Lotus-Mercedes 1m 41.877s
12. Felipe Nasr (BRA) Sauber-Ferrari 1m 41.988s#
13. Sergio Perez (MEX) Force India-Mercedes 1m 42.242s
14. Carlos Sainz Jr (ESP) Toro Rosso-Renault 1m 42.291s
15. Nico Hulkenberg (ALE) Force India-Mercedes 1m 42.330s
16. Fernando Alonso (ESP) McLaren-Honda 1m 42.506s
17. Jenson Button (ING) McLaren-Honda 1m 42.637s
18. Romain Grosjean (FRA) Lotus-Mercedes 1m 42.948s
19. Will Stevens (ING) Manor Marussia-Ferrari 1m 45.704s
20. Roberto Merhi (ESP) Manor Marussia-Ferrari 1m 47.229s 

Fórmula 1