Topo

Fórmula 1

Pilotos 'cumprem ordem' de chefe e Ferrari deixa a Williams para trás

Raikkonen ficou atrás de Hamilton, mas superou Rosberg por 55 milésimos - Clive Mason/Getty Images
Raikkonen ficou atrás de Hamilton, mas superou Rosberg por 55 milésimos Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/03/2015 04h58

O chefe da Ferrari pediu, e Kimi Raikkonen e Sebastian Vettel cumpriram na pista. Depois do comandante da Scudeira, Maurizio Arrivabene, afirmar que a equipe deveria esquecer da briga com a Williams e focar em superar a Red Bull, os carros vermelhos mostraram uma boa performance nos primeiros treinos livres para o GP da Malásia.

“Nossa meta, no começo, era superar a Williams e a Red Bull. Agora temos de começar a ficar um pouco mais convencidos e reduzir a distância com o pessoal da Mercedes”, afirmou Arrivabene antes do GP da Malásia.

Durante a maior parte das duas sessões de treinos livres, as Ferrari ficaram na frente das Williams e raramente estiveram a mais de meio segundo das Mercedes. Na primeira etapa, na Austrália, a diferença ficou em 1s5 na classificação.

A performance da Scuderia surpreendeu até o líder do dia, Lewis Hamilton. “A Ferrari parece muito bem, de verdade. É surpreendente ver o quão bons são os tempos deles.”

E, no que depender da confiança de Raikkonen, o crescimento da Ferrari não ficará limitado aos treinos livres. "Ainda temos de trabalhar no acerto e tenho certeza de que podemos melhorar", disse o finlandês.

No final do dia, Raikkonen se aproveitou de um erro de Nico Rosberg em sua volta rápida e se colocou entre as Mercedes. Sebastian Vettel, por outro lado, também falhou, rodou na volta rápida e terminou apenas em sétimo. "Houve um momento em que a pista ficou um pouco escorregadia demais para mim", reconheceu o tetracampeão. Na primeira sessão, Raikkonen e Vettel ficaram em segundo e terceiro.

As Williams, que tiveram desempenho muito próximo das Ferrari na Austrália, ficaram para trás em ambos os treinos: na primeira sessão, Valtteri Bottas foi apenas o oitavo e, na segunda, o finlandês fez o quinto melhor tempo.

Vettel, contudo, acredita que a disputa será apertada “entre a Ferrari e a Williams”. Além de Massa e Bottas, o alemão espera lutar “provavelmente com a Red Bull e a Toro Rosso. Está difícil dizer, está tudo misturado.”

A terceira sessão de treinos livres para o GP da Malásia começa às 3h da madrugada do sábado. A classificação tem início às 6h a corrida, às 4h do domingo, com transmissão da TV Globo e do Placar UOL Esporte.

Fórmula 1