Topo

Fórmula 1

Após bater Mercedes, Vettel diz ter "missão" de ser campeão na Ferrari

Ao vencer a 40ª prova da carreira e a primeira na Ferrari, Vettel se emocionou no pódio - MOHD RASFAN/AFP
Ao vencer a 40ª prova da carreira e a primeira na Ferrari, Vettel se emocionou no pódio Imagem: MOHD RASFAN/AFP

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 06h32

Nem o próprio Sebastian Vettel parecia acreditar que o sonho de vencer com a Ferrari tinha se concretizado logo em sua segunda corrida pela equipe. E logo de uma maneira tão convincente. O alemão fez uma estratégia melhor e demonstrou ter ritmo para bater as Mercedes de Lewis Hamilton e Nico Rosberg, conquistando sua primeira vitória desde o GP do Brasil de 2013 e a 40ª da carreira.

“Hoje nós batemos eles de verdade”, salientou o tetracampeão, bastante emocionado no pódio do GP da Malásia. “O carro é bom, o ritmo foi excelente e estou muito feliz. Há muita coisa positiva para eu tirar desta corrida. Foi uma ótima estratégia, tivemos um ótimo ritmo. É um dia muito especial. Grazie Italia!”

O ritmo demonstrado pela Ferrari foi tão bom – o companheiro de Vettel, Kimi Raikkonen, chegou a cair para último quando teve um furo no pneu, mas chegou em quarto – que o alemão já falou em título.

“É minha missão trazer o campeonato de volta para Maranello. Sabemos que esses caras são fortes e difíceis de bater e que ainda temos muito trabalho pela frente, mas hoje não quero saber, quero ficar bêbado e celebrar. Não estou nem aí.”

Questionado sobre o motivo de sua emoção, Vettel lembrou do jejum de vitórias que enfrentava, depois de quatro títulos seguidos. “Faz tempo que não fico no lugar mais alto do pódio e é minha primeira vitória com a Ferrari. Estou sem palavras. Foi uma grande mudança para mim e fui recebido de maneira incrível desde o começo, pela equipe e pelos torcedores”, salientou.

“Ano passado não foi uma boa temporada para mim. Acho que tínhamos um bom carro, mas eu não conseguia extrair performance dele. Este carro da Ferrari parece que casou muito bem com meu estilo.”

O alemão fez uma menção ao ídolo Michael Schumacher ao reger parte do hino italiano, gesto que chegou a causar polêmica no passado, e também citou o heptacampeão na entrevista após a prova. “Lembro quando os portões se abriram em Maranello, foi como um sonho que se tornou realidade. Me recordei de assistir as corridas do Michael na cerca do autódromo e agora eu iria pilotar o mesmo carro que ele. É incrível.” 

Com a vitória, Vettel ultrapassou Nico Rosberg e agora a segundo no campeonato, a três pontos do líder Lewis Hamilton.

Fórmula 1