Topo

Fórmula 1

Nico Rosberg chamou Vettel para reunião na Mercedes. E se deu mal

Do UOL, em São Paulo

29/03/2015 07h17

Depois de brincar com a superioridade da Mercedes e chegar a abrir as portas da reunião dos engenheiros da equipe para ajudar Sebastian Vettel a encontrar maneiras de bater os atuais campeões mundiais, Nico Rosberg não escondeu o sorriso amarelo ao ser batido pelo compatriota no GP da Malásia.

O convite havia sido feito na coletiva de imprensa do GP da Austrália, primeira etapa do campeonato, vencida em que Nico e o companheiro, Lewis Hamilton, chegaram mais de 30s na frente do próprio Vettel.

"Nas próximas corridas vamos liderar e vamos tentar que permaneça assim, mas sabemos que seria bom se eles chegassem um pouco mais perto, contando que não seja perto demais", afirmou Rosberg na ocasião.

Sentado ao seu lado na coletiva, Vettel estranhou a declaração. "Seja sincero. É verdade? Você chega 30 segundos na frente e espera que a diferença fosse menor? Você espera que vocês fiquem mais lentos?"

O vice-campeão do ano passado disse ter a concorrência de que ter uma Ferrari mais forte "seria importante para o esporte e para os fãs", uma vez que a Mercedes vem dominando desde o ano passado. "Eu penso sobre o espetáculo. Sei que se vocês chegassem mais perto seria ótimo para várias pessoas."

Vettel, então, propôs que a Mercedes liberasse o acesso de seus boxes para o público, "para que todos possam dar uma olhada". Foi então que surgiu o convite de Rosberg: "Venha se quiser, podemos convidar você. Pode ser na sexta-feira, na Malásia?" E o tetracampeão respondeu: "sala dos engenheiros, na reunião. Eu estarei lá."

De lá para cá, Rosberg chegou a reforçar o convite em duas oportunidades, mas Vettel não apareceu na reunião, dizendo tratar-se apenas de “um golpe publicitário” do alemão.

Perguntado após ambas as Mercedes serem derrotadas pela Ferrari no GP da Malásia se esperava uma reação tão rápida, Rosberg reconheceu que não, e emendou: “tudo o que eu posso dizer é que a ‘batalha começou, Ferrari’.”

Erro estratégico
O alemão buscou isentar a equipe de um possível erro estratégico – ele e Hamilton fizeram uma parada a mais que Vettel. “Não sei como foi a estratégia, estava tudo muito complexo. Tenho certeza de que fomos bem enquanto equipe.”

O chefe da Mercedes, contudo, reconheceu que a tática não foi das melhores, ainda que não explique totalmente a derrota. “Depois da corrida você sempre pode dar uma de esperto e dizer que a estratégia foi errada. Não tenho certeza se poderíamos ter andado no mesmo ritmo dele, mas pelo menos, se nós tivéssemos parado só duas vezes, seria apenas carro x carro”, afirmou Toto Wolff. 

Fórmula 1