Topo

Fórmula 1

A vitória de Vettel indica uma F1 mais empolgante. E a Mercedes sabe disso

Após 2014 de supremacia, Mercedes deve ser desafiada por Sebastian Vettel - Fazry Ismail/EPA/Efe
Após 2014 de supremacia, Mercedes deve ser desafiada por Sebastian Vettel Imagem: Fazry Ismail/EPA/Efe

Do UOL, em São Paulo

30/03/2015 06h00

A aguardada primeira vitória de Sebastian Vettel à bordo de uma Ferrari veio cedo, logo no segundo Grande Prêmio do alemão pela equipe italiana. E deu uma esperança ao fã da Fórmula 1 que previa uma monótona temporada de domínio absoluto da Mercedes. 

Depois de um grande domínio em 2014, quando venceu 16 das 19 etapas, e de colocar uma larga vantagem sobre todo mundo na pré-temporada, a Mercedes foi superada pela Ferrari logo na segunda corrida do ano. E foi na pista, sem que houvesse um problema mecânico ou um incidente com os seus pilotos. 

Na equipe alemã, o desempenho da concorrência – ou seja, de Vettel na Ferrari – já começa a incomodar. “Eu não estava esperando que eles fossem tão rápidos como foram hoje. Ele tiveram um ritmo série e mereceram vencer”, disse Lewis Hamilton após o GP da Malásia. “Isto é preocupante, especialmente se você tiver (adiante) as temperaturas que tivemos hoje. Eles foram mais rápidos nos maiores trechos, então precisamos analisar isso. Isso claramente mostra que este ano não será fácil para nós”, concordou Toto Wolff, diretor esportivo da Mercedes.

Curiosamente, a vitória de Vettel veio dias após as críticas de Bernie Ecclestone, diretor executivo da Formula One Management (FOM), segundo o qual o alemão não estaria fazendo o suficiente para promover o esporte. “Eu disse a Sebastian: ‘você deveria fazer o que ele (Hamilton) está fazendo’”, disse o dirigente na sexta-feira.

Com os resultados das duas primeiras corridas, a temporada se desenha equilibrada: Lewis Hamilton lidera com 43 pontos, contra 40 de Sebastian Vettel e 33 de Nico Rosberg. O alemão da Ferrari tenta conter o otimismo, mas sabe que sua temporada 2015 tem tudo para ser melhor que a de 2014, quando foi apenas o quinto colocado.

“Até aqui, temos um carro confiável e muito forte. Hoje (domingo), acho que a chave foi a preocupação com os pneus (...). Obviamente, eu não estava aqui no ano passado e não sei como era o carro de 2014, mas me disseram que o carro é bem melhor. Estou feliz com este carro, com o balanço. Isto me permite competir e trabalhar, o que acho que é fundamental como piloto”, disse.

Ainda é cedo para dizer se a vitória da Ferrari será uma exceção em mais uma temporada dominada da Mercedes. Mas com duas corridas, Vettel já parece pronto para colocar a Ferrari na briga entre Hamilton e Rosberg. De quebra, a Williams ainda se mantém à caça de pódios e vitórias – caso venham, a Fórmula 1 tem tudo para acompanhar uma temporada bastante animada, e Bernie Ecclestone não precisará culpar os pilotos pela falta de empolgação na categoria.

Fórmula 1