Topo

Fórmula 1

Lewis Hamilton arrasa a Ferrari, Massa surpreende e Nasr larga no top 10

Hamilton vem sendo imbatível neste final de semana, liderando todas as sessões - CARLOS BARRIA/Reuters
Hamilton vem sendo imbatível neste final de semana, liderando todas as sessões Imagem: CARLOS BARRIA/Reuters

Do UOL, em São Paulo

11/04/2015 05h02

Depois de liderar todos os treinos livres em uma pista na qual já venceu em três oportunidades, Lewis Hamilton foi novamente absoluto na classificação para o GP da China, terceira etapa da temporada da Fórmula 1. Nico Rosberg, seu companheiro de Mercedes, teve de se contentar com o segundo posto, mesmo a 42 milésimos do inglês, com as Ferrari tendo um desempenho pior que o esperado: Sebastian Vettel ainda conseguiu salvar o terceiro lugar, mas Kimi Raikkonen foi superado pelas Williams de Felipe Massa, que larga em quarto, e Valtteri Bottas. Felipe Nasr, da Sauber, também fez um bom treino e larga em nono, chegando ao top 10 na classificação pela primeira vez na carreira.

Foi a 41ª pole position de Lewis Hamilton. O inglês está a quatro poles de igualar Sebastian Vettel, atualmente o terceiro piloto que largou mais vezes na frente na história da Fórmula 1.

A classificação da China também marcou a primeira vez desde o GP da Hungria de 2012 que dois brasileiros se classificam-no top 10. Na ocasião, Felipe Massa foi o sétimo com a Ferrari e Bruno Senna foi o nono com a Williams.

Q1
Enquanto Mercedes e Ferrari iam à pista confiantes, com pneus médios – com direito a Lewis Hamilton virando, de cara, o melhor tempo do final de semana com o composto mais duro usado neste final de semana – a Williams esperou o final da sessão para fazer apenas uma tentativa, com os pneus macios. Com isso, Valtteri Bottas ficou na primeira colocação e Felipe Massa, em terceiro.

Isso, até as Ferrari voltarem à pista com o composto mais rápido e assumirem a liderança, com Vettel sendo quase oito décimos mais rápido que Hamilton com pneus médios. Felipe Nasr conseguiu se colocar em nono, ficando pela primeira vez no dia dentro do top 10.

Mas a briga de verdade era para escapar da eliminação da primeira parte do treino e a expectativa era grande para ver se a McLaren conseguiria, enfim, colocar algum dos pilotos no Q2 neste ano. Com um minuto para o final, as duas Lotus estavam na zona de eliminação, junto das Manor e de Max Verstappen.

Mas, no final, não deu para a McLaren, que novamente só ficou à frente da Manor – e, assim como na Malásia, com Button superando Alonso, mas agora por seis milésimos. A dupla, portanto, ficou a dois décimos de passar para a fase seguinte do treino, assim como Nico Hulkenberg, da Force India.

Q2
Após as primeiras tentativas da segunda parte do treino, Hamilton fez a primeira volta do fim de semana abaixo de 1min37, mostrando o poderio da Mercedes. O inglês foi três décimos mais rápido que Rosberg, enquanto a Ferrari ficou seis décimos atrás, sempre com Vettel à frente. Os brasileiros não foram bem em suas voltas iniciais: Massa ficou apenas em 11º e Nasr, em 13º entre os 13 pilotos que tinham marcado tempo com três minutos para o final do Q2.

As Mercedes e Ferrari sequer voltaram à pista, enquanto Massa colocava a Williams em quinto lugar já com o cronômetro zerado, com Bottas em sexto. Felipe Nasr também se salvou no final, fechando o Q2 em oitavo, superando o companheiro Ericsson, que também entrou no top 10. Assim, foram eliminados Maldonado com a Lotus, Kvyat – que teve problemas em sua Red Bull e abordou uma de suas voltas, as Toro Rosso de Verstappen e Sainz e a Force India de Perez.

Q3
Lewis Hamilton já começou o Q3 deixando seu recado: o inglês fez 1min35s782 e pulverizou o melhor tempo do final de semana, enquanto Rosberg, mais uma vez, ficou a cerca de três décimos do inglês. O alemão chegaria a diminuir a desvantagem para 42 milésimos, mas não conseguiu superar o companheiro em nenhum momento neste final de semana. Com pneus usados, Raikkonen não foi bem, sendo superando por ambas as Williams na primeira tentativa, e Vettel também ficou atrás de Massa, em quarto.

A Scuderia teria de confirmar a expectativa de pelo menos fechar a segunda fila. Vettel confirmou o terceiro posto, mas Raikkonen não conseguiu melhorar e ficou atrás das duas Williams. O desempenho de Felipe Massa, quarto colocado, foi importante levando em consideração que o brasileiro perdeu boa parte da segunda sessão de treinos livres e não está usando a nova asa dianteira do FW37, ao contrário do companheiro Bottas, que foi 0s189 mais lento e larga em quinto.

Daniel Ricciardo levou a Red Bull à sexta colocação, superando Romain Grosjean. Fazendo sua estreia na China, Felipe Nasr não teve uma volta limpa no final da classificação, mas ainda assim superou o companheiro Marcus Ericsson em 0s091 para conquistar a nona colocação no grid, seu melhor resultado na curta carreira até aqui.

A largada para o GP da China será dada às 3h do domingo pelo horário de Brasília, com transmissão pelo UOL Esporte.

Confira os tempos da classificação para o GP da China
1. Lewis Hamilton (ING/Mercedes-Mercedes) 1m 35.782s
2. Nico Rosberg (ALE/Mercedes-Mercedes) 1m 35.824s
3. Sebastian Vettel (ALE/Ferrari-Ferrari) 1m 36.687s
4. Felipe Massa (BRA/Williams-Mercedes) 1m 36.954s
5. Valtteri Bottas (FIN/Williams-Mercedes) 1m 37.143s
6. Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari-Ferrari) 1m 37.232s
7. Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull-Renault) 1m 37.540s
8. Romain Grosjean (FRA/Lotus-Mercedes) 1m 37.905s
9. Felipe Nasr (BRA/Sauber-Ferrari) 1m 38.067s
10. Marcus Ericsson (SUE/Sauber-Ferrari) 1m 38.158s

Q2
11. Pastor Maldonado (VEN/Lotus-Mercedes) 1m 38.134s
12. Daniil Kvyat (RUS/Red Bull-Renault) 1m 38.209s
13. Max Verstappen (HOL/Toro Rosso-Renault) 1m 38.393s
14. Carlos Sainz Jr (ESP/Toro Rosso-Renault) 1m 38.538s
15. Sergio Perez (MEX/Force India-Mercedes) 1m 39.290s

Q1
16. Nico Hulkenberg (ALE/Force India-Mercedes) 1m 39.216s
17. Jenson Button (ING/McLaren-Honda) 1m 39.276s
18. Fernando Alonso (ESP/McLaren-Honda) 1m 39.280s
19. Will Stevens (ING/Manor Marussia-Ferrari) 1m 42.091s
20. Roberto Merhi (ESP/Manor Marussia-Ferrari) 1m 42.842s

Fórmula 1