Topo

Fórmula 1

Williams já sabe onde precisa melhorar para brigar com Ferrari e Mercedes

A Williams é a terceira colocada no mundial de pilotos - GREG BAKER/AFP
A Williams é a terceira colocada no mundial de pilotos Imagem: GREG BAKER/AFP

Do UOL, em São Paulo

15/04/2015 13h25

A Williams decepcionou nestas três primeiras etapas do campeonato na Fórmula 1, sem conseguir se aproximar da Mercedes e ainda perdendo terreno para a Ferrari e aparecendo apenas como a terceira força. Avaliando o porquê da queda, o time de Felipe Massa e Valtteri Bottas acredita que não tem trabalhado tão bem quanto os demais com o pneu macio.

O composto só não foi usado em uma etapa até agora, na Malásia, e também será levado para a Pirelli para o GP do Bahrein, próxima etapa do campeonato. A dificuldade em fazer o pneu macio funcionar fez com que ambos os pilotos da Williams tivessem de utilizar os médios, mais lentos, pela maior parte do GP da China.

“As duas equipes na nossa frente conseguirem usar os pneus macios após a primeira parada”, disse o chefe de performance do time, Rob Smedley, referindo-se a Mercedes e Ferrari.

“Nossa degradação no final do primeiro stint (quando os carros estavam com pneus macios) era alta e por isso nos livramos daquele pneu. Precisamos entender por que não conseguimos usar bem o composto macio.”

Segundo Bottas, esse não é o único problema da Williams, que também superaqueceu o pneu médio. “Mesmo tentando tudo para diminuir as temperaturas para a corrida, não foi o suficiente. Precisamos melhorar.”

Porém, Smedley diminuiu as queixas do piloto, lembrando que outras equipes também têm tendo dificuldades com os médios. De fato, na China, a diferença entre a Ferrari e a Williams não aumentou enquanto seus pilotos usavam o composto.

A Fórmula 1 volta às pistas já neste final de semana, no GP do Bahrein, com classificação às 12h do sábado e corrida às 12h do domingo. Lewis Hamilton, da Mercedes, lidera a tabela após três etapas, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos, e Felipe Nasr é o sétimo, com 14. 

Fórmula 1