Topo

Fórmula 1

Alonso leva a McLaren ao Q2 pela primeira vez, mas se diz 'triste'

Alonso vai largar em 15º em um GP que já venceu em três oportunidades - Luca Bruno/AP
Alonso vai largar em 15º em um GP que já venceu em três oportunidades Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

18/04/2015 13h38

Um dos grandes destaques do treino classificatório para o GP do Bahrein foi Fernando Alonso. Mas não pelos motivos que o espanhol gostaria de se notabilizar: o piloto conseguiu passar com a McLaren-Honda pela primeira vez para a segunda fase da classificação e vai largar em 14º. Mas é o primeiro a reconhecer que isso é pouco, ainda que demonstre a evolução de uma equipe que vem sofrendo nos estágios iniciais do desenvolvimento do motor japonês.

“É triste ficar feliz por chegar no Q2”, reconheceu Alonso. “É mais fácil pontuarmos largando nessa posição, mas ainda nos falta alguma coisa. Algo precisa acontecer para que pontuemos, mas se tudo correr normalmente será difícil.”

O maior vencedor do GP do Bahrein, com três conquistas, fez questão de valorizar o crescimento da McLaren, que começou mais de 3s atrás dos líderes na primeira prova, na Austrália, e três etapas depois já está a menos de 2s. “Tudo o que colocamos em nosso carro funciona. Você tem de aprender a andar antes de correr, e estamos fazendo tudo passo a passo. E não tenho dúvidas de que a direção é a correta.”

Mesmo vivendo um final de semana para esquecer, o companheiro de Alonso, Jenson Button, também manteve o ar otimista. “Estou frustrado, sei que há muito trabalho a ser feito e sinto que há mais positivos do que pensávamos que existiria nesse estágio da temporada. O ritmo de corrida é bom e tomara que essa quebra não seja um problema para a corrida. Acho que é elétrico e tomara que possamos resolver isso amanhã pelo menos temos vários pneus novos.”

O inglês parou sua McLaren pouco depois de sair dos boxes, logo nos primeiros minutos de treino. Com isso, largará em último. O campeão de 2009 também havia tido problemas nos dois treinos livres na sexta-feira.

“Surpreendentemente, a última sessão de treinos livres foi boa depois de tudo o que aconteceu na sexta-feira, mas não sei o que aconteceu. Foi parecido com o primeiro treino quando tudo apagou de uma hora para a outra”, contou.

“Provavelmente tivemos menos problemas que outros fornecedores tiveram. E tudo veio de uma vez nesse final de semana. Fernando deu um com sinal para nós ao passar para o Q2 e isso significa que posso chegar lá também. Estamos melhorando e isso é positivo.”

A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia pelo horário brasileiro e contará com transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1