Topo

Fórmula 1

"Subestimei Vettel", reconhece Rosberg após ver sua corrida complicada

Rosberg não sabe o que é largar na pole desde o GP de Abu Dhabi do ano passado - Luca Bruno/AP
Rosberg não sabe o que é largar na pole desde o GP de Abu Dhabi do ano passado Imagem: Luca Bruno/AP

Do UOL, em São Paulo

18/04/2015 14h12

Para quem chegou ao GP do Bahrein confiando em seu histórico para largar na pole e controlar a prova da frente, Nico Rosberg saiu com um belo prejuízo do treino classificatório. O alemão da Mercedes, que fizera a pole nas últimas duas edições da prova, perdeu não apenas para o companheiro Lewis Hamilton, como também para Sebastian Vettel, da Ferrari.

O terceiro colocado no campeonato reconheceu que errou na classificação. “Errei a estratégia porque pensei muito na corrida e subestimei a velocidade do Vettel. Eu acabei escolhendo diminuir o ritmo na segunda parte da classificação e faltou ritmo na parte final. Começando o Q3 com um pneu usado, só tinha uma volta para dar tudo e não funcionou.”

A ideia de Rosberg era não forçar muito na segunda parte da classificação, em que são usados os pneus com os quais os pilotos que vão ao Q3 largam na corrida. Assim, desgastaria menos esse composto e teria pneus com mais qualidade para iniciar a corrida, o que poderia lhe dar uma vantagem interessante.

Porém, a volta mais ‘tranquila’ fez com que o piloto perdesse o timing na hora da verdade, nos instantes finais do treino, e não conseguisse tirar tudo do carro. O resultado? Mais de meio segundo mais lento que Hamilton.

Rosberg indicou que até previa ser superado pelo companheiro, apostando nessa vantagem que teria com os pneus para ameaçá-lo na corrida. Porém, a presença de Vettel entre os dois complica a corrida do alemão. “Se eu tivesse terminado o treino em segundo lugar, seria uma questão de limitação de danos. Mas ser terceiro no grid está longe do ideal”, admitiu.

A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia pelo horário brasileiro e contará com transmissão pelo Placar UOL Esporte.
Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 68 pontos, contra 55 de Sebastian Vettel e 51 de Nico Rosberg. Entre os brasileiros, Felipe Massa é o quarto, com 30 pontos e Felipe Nasr é o sétimo, com 14.

Fórmula 1