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Depois de marasmo dos primeiros GPs, Bahrein deve ter mais ultrapassagens

Felipe Nasr confia no rendimento da Sauber com pneus médios para ir bem no Bahrein - Clive Mason/Getty Images
Felipe Nasr confia no rendimento da Sauber com pneus médios para ir bem no Bahrein Imagem: Clive Mason/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 06h00

Nas primeiras etapas da Fórmula 1 nesta temporada, ficou clara a maior dificuldade dos pilotos em seguir seus rivais de perto, o que vem causando uma diminuição no número de ultrapassagens. A única prova que fugiu à regra foi a segunda, na Malásia, quando o desgaste dos pneus causado pelas altas temperaturas fez com que a prova ficasse mais movimentada.

O GP de abertura da temporada, na Austrália, teve 10 ultrapassagens. Na Malásia, foram 67 e na China, 29. Para efeito de comparação, a média foi de 43,59 manobras por prova contabilizando apenas as corridas disputadas com pista seca.

Para o Bahrein, a expectativa de Felipe Nasr é que as voltas anteriores aos pit stops sejam mais movimentadas. “Acho que, com o pneu macio, teremos mais ultrapassagens: chegará um momento na corrida em que alguns carros começarão a ter um pouco mais de dificuldade com o pneu traseiro e isso pode gerar chances”, acredita o brasileiro.

Porém, o piloto da Sauber torce para o contrário. Afinal, não acredita que seu carro seja tão forte quanto os demais do ponto de vista aerodinâmico, o que dificultaria a defesa das posições.

“Eu mesmo vim seguindo alguns carros na minha simulação de corrida na sexta-feira e deu para perceber que ainda falta muita pressão aerodinâmica no nosso carro em comparação com os demais. Ainda é difícil prever se vai ser uma corrida mais movimentada, mas pelos menos que o pneu macio vai sofrer mais já está claro.”

A explicação mais plausível para essa diminuição nas ultrapassagens é a única grande mudança por que os carros passaram para esta temporada: a modificação da asa dianteira, que ganhou um novo formato para ficar mais harmônica, mas aparentemente deixou os carros mais sensíveis ao ar turbulento do carro que vai à frente. Outra modificação foi na construção dos pneus, que ficou mais robusta e também pode influenciar.

A quarta etapa do campeonato tem largada ao meio-dia pelo horário brasileiro e contará com transmissão pelo Placar UOL Esporte.

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