Topo

Fórmula 1

Massa sofre com toque de Maldonado e lamenta carro pouco competitivo

Brasileiro terminou o GP do Bahrein na décima posição - Hassan Ammar/AP Photo
Brasileiro terminou o GP do Bahrein na décima posição Imagem: Hassan Ammar/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

19/04/2015 14h17

Décimo colocado no Grande Prêmio do Bahrein, Felipe Massa lamentou os problemas que teve no início da prova deste domingo. Além de ter sofrido um apagão de seu motor ainda no grid, antes da volta de apresentação, o brasileiro da Williams sofreu com a quebra de seu difusor, resultado de um toque de Pastor Maldonado (Lotus) em sua traseira.

"Foi uma corrida bem sofrida desde o começo. Não conseguiram ligar meu carro, não sei por que. Tentaram algumas vezes, mas o carro ligava e morria. Depois levamos para o box e eles mudaram alguma configuração que talvez tenha funcionado porque o carro ligou. Aí vinha recuperando, passando alguns carros no começo da corrida, até que tive uma batida do Maldonado na minha traseira. Acredito que tenha danificado meu carro porque não foi uma batida fraca", revelou a rádio BandNews FM. "Daí em diante meu carro ficou muito difícil de guiar."

Com o difusor danificado desde as primeiras voltas, Massa perdeu pressão aerodinâmica e encontrou dificuldades para manter um ritmo de corrida competitivo. Nas últimas voltas perdeu posições para Sergio Perez (oitavo com a Force India) e Daniil Kvyat (nono com a Red Bull).

A batida de Maldonado não foi mostrada na transmissão. “Foi na Curva 4. Eu ultrapassei-o e ele (Maldonado) freou tarde demais e acabou encostando na minha traseira. Foi bem no começo, com cinco ou seis voltas”, afirmou Felipe Massa.

Como resultado, o brasileiro perdeu a quarta posição no campeonato para Kimi Raikkonen, que foi segundo com a Ferrari. O brasileiro agora tem 31 pontos, um a mais que o companheiro Valtteri Bottas, que correu sozinho até as 20 voltas finais, quando Sebastian Vettel teve de trocar o bico de sua Ferrari e voltou em quinto, atrás do finlandês da Williams. Apesar da pressão, Bottas manteve a posição.

“Foi uma boa briga e possivelmente eu não acreditaria, antes da prova, que chegaríamos na frente de uma Ferrari. Foi o resultado máximo com o carro que tínhamos, só foi uma pena o problema de Felipe”, salientou Bottas.

Mesmo com o resultado, o finlandês salientou que é necessário a Williams melhorar. “Está claro que, se nós, a Ferrari e a Mercedes tiverem uma corrida limpa, ainda estamos atrás. Precisamos de mais ritmo de corrida, mais pressão aerodinâmica, uma mecânica melhor. É bom que temos três semanas porque isso nos dá tempo para recuperar”.

A Fórmula 1 volta à pista em três semanas, no GP da Espanha, dia 10 de maio.

Fórmula 1