Topo

Fórmula 1

À caça da Mercedes, Ferrari promete estrear motores mais potentes

No Bahrein, Raikkonen conseguiu se colocar entre as duas Mercedes - Hamad I Mohammed/Reuters
No Bahrein, Raikkonen conseguiu se colocar entre as duas Mercedes Imagem: Hamad I Mohammed/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/04/2015 12h00

Depois de se firmar como grande rival da Mercedes nas quatro primeiras provas da Fórmula 1, a Ferrari promete uma grande melhora em seu motor para o GP do Canadá, que será realizado em 7 de junho. Depois de ser a equipe que mais desenvolveu o equipamento em relação à temporada passada, os italianos prometem ter até 60cv a mais de potência.

A informação foi, curiosamente, divulgada pelo consultor da rival Red Bull, Helmut Marko. “Segundo as minhas informações, a Ferrari tem programada uma grande evolução para seus motores para o GP do Canadá e devem ficar no mesmo nível da Mercedes”, afirmou durante o final de semana do GP do Bahrein.

A escolha do Canadá para trazer as inovações é explicada pela expectativa de que a unidade de potência não ficaria pronta a tempo para o próximo GP, na Espanha, marcado para dia 10 de maio, e não seriam representativas para a etapa seguinte, no circuito mais lento do ano, em Mônaco. Isso explica a programação do time de Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen estrear as novidades apenas na sétima etapa.

Mas isso não quer dizer que a Ferrari não terá novidades para a próxima etapa: é esperada uma grande atualização aerodinâmica no carro, a exemplo do que a Mercedes e a grande maioria das equipes deve fazer.

As regras desta temporada preveem que cada fornecedora de motores tem direito a usar 32 fichas para mudar sua unidade de potência. A Ferrari usou 22 até o momento, enquanto a Mercedes utilizou 25. Por isso, é esperado que os italianos consigam desenvolver mais seu motor ao longo da temporada que seus rivais.

Após quatro etapas disputadas, a Mercedes venceu três provas, todas com Lewis Hamilton, enquanto a Ferrari ganhou uma prova. Os alemães lideram o campeonato, com 159 pontos, contra 107 dos italianos. Já Hamilton tem uma vantagem de 27 em relação a seu companheiro, Nico Rosberg. Vettel é o terceiro, 28 pontos atrás do líder. 

Fórmula 1