Topo

Fórmula 1

Alonso pode amargar muitos anos sem título, crê ex-campeão da McLaren

Alonso ainda não pontuou nesta temporada - AP Photo/Andy Wong
Alonso ainda não pontuou nesta temporada Imagem: AP Photo/Andy Wong

Do UOL, em São Paulo

22/04/2015 08h34

Fernando Alonso pode ter trocado a Ferrari pela McLaren por acreditar que chegaria mais rapidamente ao terceiro título, mas um ex-campeão do time inglês duvida que isso vá acontecer. Para Mika Hakkinen, o espanhol pode demorar anos para ter um carro com que possa voltar a lutar pelo título.

Nas quatro primeiras provas da temporada de 2015, a McLaren vem sofrendo com o novo motor Honda e lutando com os últimos colocados, mas ao mesmo tempo tem mostrado grande evolução. Na primeira corrida, na Austrália, terminou três voltas atrás do vencedor e no Bahrein, no último final de semana, uma.

Ao mesmo tempo, a Ferrari demonstrou grande crescimento e é a única a rivalizar por vitórias com a Mercedes, após ter conquistado apenas dois pódios em toda a temporada de 2014.

“Ele tem uma tarefa muito grande pela frente com uma nova fornecedora de motores e, com esse problema de desenvolvimento, vai demorar muito tempo para eles voltarem ao topo”, afirmou o bicampeão em 1998 e 1999 ao Daily Express.

“A McLaren definitivamente tem grandes recursos e é uma grande equipe, com muito dinheiro. Estou confiante de que eles possam chegar a grandes resultados no futuro – mas pode demorar bastante”, salientou.

“Então se for assim, Fernando está pronto para trabalhar por dois, três, até quatro anos em uma situação em que você não está perto de vencer? Pode ser muito chato porque não são apenas 15 ou 16 corridas na temporada, é um ano longo, com muitas viagens. É muito duro. Então ele vai conseguir se motivar nesse período?”, questionou Hakkinen.

Bicampeão em 2005 e 2006, Alonso tem 33 anos e declarou que a McLaren deve ser sua última equipe na Fórmula 1.

Fórmula 1