Topo

Fórmula 1

A Fórmula 1 hoje em dia é lenta e pesada, reconhece Fernando Alonso

Alonso está em sua 14ª temporada na Fórmula 1 como titular - Mark Thompson/Getty Images
Alonso está em sua 14ª temporada na Fórmula 1 como titular Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 10h18

Ele já foi o campeão do mundo mais jovem da história e hoje é um dos pilotos mais experientes do grid da Fórmula 1. Disputando sua 14ª temporada na categoria como titular, Fernando Alonso reconhece que os carros já não são os mesmos e revela se incomodar com a falta de voz política dos pilotos, mas ainda se diz entusiasmado com as corridas.

“Como piloto, você está em posição de pedir várias coisas, mas há muito interesse, muitos negócios e montadoras no esporte, e eles são mais poderosos do que a opinião do piloto”, reclamou o bicampeão, de 33 anos.

“Acho que os carros são diferentes – mais lentos, mais pesados. Na China, o ritmo da corrida foi de 1min43 e, em 2004, era de 1min33, então são 10s de diferença. Quando você pilota 10s mais lento você não tem as mesmas sensações.”

Mesmo assim, o espanhol, que tem 239 provas no currículo, diz que segue entusiasmado com a categoria. Afinal, o que importa para ele é a sensação de competir.

“O DNA do esporte continua o mesmo, que é competir contra os outros, bater os demais e ser mais esperto que eles. Quando eu ando de kart com os amigos, me divirto muito e estou a 80km/h, então a velocidade não importa, você curte a competição.”

Alonso volta às pistas dia 10 de maio, quando será disputado o GP da Espanha, quinta etapa do campeonato. 

Fórmula 1