Topo

Fórmula 1

Após vitórias de Piquet e Schumi, saiba quem são outros famosos das pistas

Nelsinho e Pedro Piquet participaram de torneio de kart com Pietro e Enzo Fittipaldi - Divulgação
Nelsinho e Pedro Piquet participaram de torneio de kart com Pietro e Enzo Fittipaldi Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

27/04/2015 14h00

O final de semana do automobilismo foi marcado por uma coincidência curiosa: os filhos de Nelson Piquet e Michael Schumacher venceram em suas respectivas categorias. Enquanto o herdeiro do tricampeão brasileiro fez 13 ultrapassagens para conquistar a prova de Nova Santa Rita da Fórmula 3 Brasil, o filho do heptacampeão venceu sua primeira corrida em carros de fórmula 1, na F-4 Alemã.

Mick Schumacher, 16 anos, estava esquiando com o pai quando Michael sofreu o acidente no final de 2013 com cujas sequelas convive até hoje. O piloto estreou nos carros de corrida gabaritado pelos vice-campeonatos mundial e europeu de kart e, depois de oito rodadas, é o melhor estreante. O alemão é companheiro de equipe de Harrison Newey, filho daquele que é considerado o maior projetista da história da Fórmula 1, Adrian Newey.

Pedro Piquet, por sua vez, faz seu segundo ano na F-3 Brasil depois de conquistar o título de forma absoluta em 2014. O piloto tem 16 anos e é irmão de outros três pilotos: Laszlo, Geraldo e Nelsinho. O último chegou a correr na Fórmula 1 entre 2008 e 2009 e atualmente corre na RallyCross. Geraldo corre na F-Truck e Laszlo, na Supermoto.

As famílias Schumacher e Piquet estão longe de ser as únicas em que o gosto pelo automobilismo passa de geração em geração. Vários pilotos que correram nos anos 1990 hoje acompanham as carreiras dos seus filhos. Ou até correm com eles: o britânico Martin Brundle chegou a dividir as pistas com Alex nas 24 Horas de Le Mans.

Enquanto o filho do ex-Benetton optou pelo endurance, filhos de outros ex-pilotos da Fórmula 1 estão na base visando chegar na categoria principal dos monocoques. É o caso de Aurelien Panis, filho de Olivier, atualmente na Fórmula Renault 3.5, utilizada por vários pilotos como último passo antes da F-1. Já Giuliano Alesi é, assim como Mick Schumacher, recém-graduado dos karts e faz sua primeira temporada na Fórmula 4 francesa. Filho do bicampeão Mika Hakkinen, Hugo, ainda está nos karts.

No Brasil
As dinastias também são marca no automobilismo brasileiro. Além dos Piquet, os Fittipaldi também seguem bem representados nas pistas, com dois pilotos nas categorias de base: Pietro, neto de Emerson, de 18 anos, está fazendo sua primeira temporada na Fórmula 3, enquanto seu irmão Enzo, de 12, vem tem tendo sucesso correndo nos karts nos EUA.

Também andando de kart, porém ainda não de forma competitiva, os dois filhos de Rubens Barrichello, Eduardo e Fernando, também demonstram interesse em seguir a carreira do pai.

Dinastias da Fórmula 1
Até hoje, apenas três filhos de vencedores de GPs na Fórmula 1 conseguiram repetir o feito – e só um filho de campeão também chegou ao título. Damon Hill, filho do bicampeão dos anos 1960 Graham, levantou a taça em 1996. O filho de Damon, Josh, também chegou a tentar a carreira como piloto, mas deixou as pistas em 2013.

No ano seguinte, foi a vez de Jacques Villeneuve obter o título que seu pai, Gilles, herói da Ferrari nos anos 1980, não conseguiu. Quase duas décadas depois, Nico Rosberg se tornou o terceiro filho a também vencer GPs, a exemplo do campeão de 1982, Keke Rosbrg.

Atualmente, além de Rosberg, o grid conta ainda com Max Verstappen, filho de Jos, piloto promissor, mas que não chegou a grandes resultados na Fórmula 1, nos anos 1990. Seu companheiro na equipe Toro Rosso, Carlos Sainz Jr., também é descendente de um grande piloto, Carlos Sainz, multicampeão no rali, mas que nunca correu na F-1.

Fórmula 1