Topo

Fórmula 1

Chefe da Williams quer largadas no fim da tarde para atrair novo público

Filha de Frank Williams, Claire é a chefe da equipe quando o pai não está presente nas corridas - REUTERS/Brandon Malone
Filha de Frank Williams, Claire é a chefe da equipe quando o pai não está presente nas corridas Imagem: REUTERS/Brandon Malone

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 09h09

De olho na constante queda dos números de audiência dos últimos cinco anos e da dificuldade em renovar seu público, a Fórmula 1 vem discutindo formas de atender às novas demandas. Enquanto alguns dirigentes defendem que as corridas sejam mais curtas, a chefe da Williams, Claire Williams, defende que as largadas sejam dadas mais tarde.

Perguntada sobre sua opinião a respeito da proposta defendida pelos ex-chefes de equipe Flavio Briatore e Luca di Montezemolo de diminuir a duração das corridas para uma hora – atualmente, o limite é de 2h, mas as provas geralmente demoram entre 1h30 e 1h40 – a chefe de Felipe Massa defendeu que a prioridade deveria ser alterar o horário da largada.

“Você poderia diminuir a duração das corridas para uma hora, mas não acho que isso necessariamente mudaria alguma coisa”, defendeu Williams em entrevista à Sky Sports. “Considero mais importante o horário em que transmitimos nossas corridas.”

O padrão dos últimos anos é fazer as largadas às 14h do domingo pelo horário europeu, tradição que, inclusive, favorece as provas disputadas à noite na Ásia, como Bahrein, Cingapura e Abu Dhabi.

Para Claire Williams, contudo, as corridas podem estar começando cedo demais. “A maneira como a sociedade funciona atualmente faz com que as pessoas queiram passar o domingo com a família, fazendo algo juntos. E jogar fora todo o domingo para assistir a uma corrida da Fórmula 1 acaba com seu dia”, acredita.

“Se mudássemos a largada para o final da tarde, as pessoas sairiam, passariam o dia com suas famílias e voltariam para casa para assistir à prova às 4 ou 5h da tarde. É esse tipo de consideração que temos de priorizar.”

Fórmula 1