Topo

Fórmula 1

Ex-presidente da Ferrari diz que Schumacher foi o primeiro a indicar Vettel

Vettel foi recomendado para ocupar o lugar de Massa após o acidente na Hungria  - Robert Cianflone/GettyImages
Vettel foi recomendado para ocupar o lugar de Massa após o acidente na Hungria Imagem: Robert Cianflone/GettyImages

06/05/2015 08h12

O alemão Sebastian Vettel chegou à Ferrari apenas nesta temporada, mas sua indicação para a equipe italiana veio alguns anos antes. O responsável por isso foi o ex-piloto do time de Maranello, o também alemão Michael Schumacher, que em 2009 falou sobre Vettel ao então presidente Luca di Montezemolo.

“Schumacher foi o primeiro a falar de Vettel na Ferrari”, declarou Montezemolo em entrevista ao jornal italiano Repubblica. A conversa com o heptacampeão da F1 teria acontecido após o acidente do brasileiro Felipe Massa no GP da Hungria.

“Estávamos no verão (europeu) quando ele disse que Seb era o piloto ideal para substituir Massa. (Stefano) Domenicali queria ele a qualquer custo, o levou à minha casa em Bologna e até demos uma caixa de chocolates suíços. Ele já era um campeão do mundo, mas parecia um pouco desajeitado”, lembrou Montezemolo.

O ex-dirigente da Ferrari não perdeu a segunda oportunidade que teve e com a saída de Fernando Alonso resolveu enfim trazer Vettel para a equipe. “Quando Marchionne e eu vimos que Alonso se tornou negativo e desconfiante, falando mal da equipe, decidimos mudar”, comentou Montezemolo, que destacou o melhor ambiente e o ganho econômico.

“Vettel ganha certamente menos do que Alonso pediu para conseguir uma renovação. Ele é um homem de grande caráter e trouxe um clima bem mais positivo para a equipe”, finalizou o ex-comandante da equipe italiana.

Fórmula 1