Topo

Fórmula 1

Alonso perde os freios em parada e quase atropela mecânicos na Espanha

Alonso quase atropelou os mecânicos ao perder os freios - Reprodução
Alonso quase atropelou os mecânicos ao perder os freios Imagem: Reprodução

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Barcelona (ESP)

10/05/2015 09h58

O final de semana do GP da Espanha foi de mal a pior para o dono da casa, Fernando Alonso. O espanhol, que completou em Barcelona dois anos sem vencer na Fórmula 1, abandonou a prova em Barcelona de forma pouco comum: perdeu os freios quando se encaminhava para sua segunda parada nos boxes.

Alonso, que largou em 13º, levando a McLaren à segunda parte da classificação apenas pela segunda vez em cinco provas, tentava uma estratégia diferente na corrida. O piloto foi o último a fazer sua primeira parada e chegou a andar na sétima colocação. Na volta 28, faria sua segunda parada para se livrar dos lentos pneus duros e tentar ir até o final com os médios, vivendo a expectativa real de pontuar pela primeira vez no ano.

Contudo, quando acionou os freios para fazer a parada, suas rodas bloquearam e o piloto chegou a atropelar o macaco que levanta o carro para a troca. Os mecânicos da McLaren conseguiram se esquivar do carro, que seguiu desgovernado por alguns metros, até que o espanhol conseguiu pará-lo. Mas a falha fez com que o espanhol abandonasse.

“Foi assustador, os freios falharam por toda a última volta e isso piorou no pit stop”, afirmou o espanhol, que cobrou uma melhora da equipe. “Estou desapontado com o abandono, mas a única coisa que podemos fazer é investigar e voltar mais fores em Mônaco. Estamos muito longe e precisamos dar passos duplos enquanto todos os outros melhoram também.”

A McLaren divulgou que ninguém se machucou no incidente. A próxima etapa dá esperanças para a McLaren, em duas semanas, em Mônaco, onde a falta de potência do motor Honda terá menos influência no resultado.

Fórmula 1