Topo

Fórmula 1

Mônaco tem dia de modelo para Nasr e de 'dormir tarde' para Massa

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monte Carlo (MON)

22/05/2015 06h00

Um, estreando em Mônaco com um Fórmula 1, vai aproveitar para estudar. Outro, em sua 13ª corrida no Principado, ficará entre compromissos com patrocinadores e a diversão. O fato é que, entre as particularidades do GP mais charmoso da temporada, está um cronograma em que a atividade de pista fica em segundo plano.

Em Mônaco, ao contrário das demais provas, os dois primeiros treinos livres acontecem na quinta-feira e os carros só retornam à pista no sábado, para a última sessão de treinos livres (às 6h, pelo horário de Brasília) e a classificação, às 9h.

Apesar de ser ruim para a preparação das equipes, uma vez que a pista muda bastante da quinta para o sábado, a sexta-feira ‘livre’ tem sua importância: é quando os eventos de patrocinadores e festas acontecem.

Que o diga Felipe Nasr, que vai dar uma de modelo em um desfile de moda beneficente, tradicional de Mônaco. “Não é muito a minha praia, mas eu vou”, diz o brasileiro, demonstrando pouca empolgação com o evento.

Isso porque Nasr, que nunca andou de Fórmula 1 em Mônaco, demonstra preocupação em chegar bem preparado para a classificação e a corrida. “Gosto de me manter ativo, então talvez eu faça uma corrida ou algo do tipo na sexta-feira. Mas certamente será um dia útil para eu analisar porque é uma pista em que é importante estar muito bem preparado - especialmente neste final de semana, em que parece que as condições vão mudar bastante dos treinos livres para a classificação. Então a sexta é um dia que vai servir para dar um reset e entender como serão as coisas”, afirma o piloto da Sauber.

“Acho que é até bom você ter um dia bom para analisar tudo. A pilotagem precisa estar 100%, você tem de ser preciso. Então é um dia para você pensar: ‘nessa curva, eu deveria ter freado de uma maneira mais suave ou tomado uma linha diferente’.”

Felipe Massa, que já fez pole position em Mônaco e tem dois pódios no Principado, tem outra abordagem. “Esse dia livre faz com que a gente tenha ainda mais trabalho para fazer para patrocinadores. Eu terei um jantar em um barco de um patrocinador, com toda a equipe”, revela. “Por um lado, acaba sendo mais divertido, porque você dorme mais tarde de quinta para sexta porque não tem nada para fazer na sexta - apenas reuniões, que são um pouco mais tarde. Isso faz com que as pessoas consigam curtir um pouco mais por ter esse dia livre. Mas é lógico que, a partir de sexta, tudo volta ao normal e a concentração é 100% em cima da corrida.”

Fórmula 1