Topo

Fórmula 1

Massa tem a pior classificação do ano e larga apenas em 12º no GP de Mônaco

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monte Carlo (MON)

23/05/2015 09h41

Antes mesmo de dar a primeira volta nas ruas de Mônaco, Felipe Massa esperava sofrer no final de semana que marca a sexta etapa do campeonato da Fórmula 1 em função das características da pista e das dificuldades que a Williams já havia tido na prova ano passado. A expectativa do brasileiro acabou se confirmando na classificação, com a pior posição de largada desde outubro do ano passado, no GP da Rússia, há oito corridas. O piloto sairá em 12º.

Massa fez o 14º tempo, mas foi beneficiado pela punição de Grosjean, que trocou câmbio. Ele era o 11º, mas caiu cinco posições para compensar a mudança no carro. Depois, Carlos Sainz não passou pela pesagem e também foi punido, dando um posto mais à frente para o piloto da Williams.

O piloto brasileiro foi 775s milésimos mais rápido que o companheiro Valtteri Bottas na primeira parte da classificação, mas só foi mais veloz que as Sauber e as Manor, além de Fernando Alonso, que teve problemas em sua McLaren.

"Tirei praticamente tudo do carro. Esta é nossa situação em uma pista como essa. Hoje de manhã sofremos bastante e, na classificação, nada mudou. Em uma pista como essa, em que precisa só de carga aerodinâmica e o motor não conta, acaba não funcionando. É nossa situação. Sabia que Mônaco seria complicada olhando como é nosso carro. Não imaginava sair nesta posição, mas não achava que seria muito diferente", afirmou o brasileiro.

Para a corrida, a aposta do piloto é fazer uma boa estratégia e manter-se na pista, esperando que os demais fiquem pelo caminho para que a Williams não saia de Mônaco sem pontos. "Acho que não só na estratégia e numa corrida como Mônaco, onde tudo acontece. Manter carro na pista e tentar chegar ao final. Este é o caminho."

Na segunda parte da classificação, Massa só superou a McLaren de Fernando Alonso, que teve problemas e não teve volta cronometrada no Q2. Seu companheiro, Valtteri Bottas, teve um sábado ainda pior: foi eliminado ainda no Q1 e se classificou apenas em 17º. O finlandês reclamou de tráfego em suas voltas mais rápidas. No placar da temporada até aqui, Massa superou Bottas em quatro dos seis treinos disputados.

A largada para o GP de Mônaco será às 9h do domingo pelo horário de Brasília, com transmissão pelo Placar UOL Esporte.

Fórmula 1