Topo

Fórmula 1

'Acabamos com a corrida de Hamilton', admite chefe da Mercedes

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Monte Carlo (MON)

24/05/2015 15h00

A Mercedes reconheceu que jogou o que seria a segunda vitória de Lewis Hamilton no GP de Mônaco fora ao cometer um erro matemático na estratégia do inglês. O líder do campeonato foi superior durante todo o final de semana, marcando a pole com sobras e comandando a corrida até que um Safety Car mudou a história da corrida com 15 voltas para o final.

A equipe chamou Hamilton para os boxes, enquanto seu companheiro, Nico Rosberg, e o ferrarista Sebastian Vettel seguiram na pista. Com isso, o inglês teve de se contentar com o terceiro lugar.

“Foi um erro de julgamento e eu sinto muito. Acabamos com a corrida dele”, reconheceu Wolff.

O dirigente da Mercedes explicou que a equipe trabalhou com números errados, acreditando ter tempo suficiente para que o inglês trocasse os pneus e voltasse na frente. O temor era de que, se a Ferrari decidisse chamar Sebastian Vettel para os boxes, os pilotos da Mercedes acabassem ficando expostos a um possível ataque do alemão, que teria pneus mais rápidos.

“Tivemos um problema com a matemática. Achamos que podíamos ter uma parada só por segurança para nos proteger contra Sebastian caso ele colocasse o pneu supermacio”, explicou o austríaco. “No final das contas, não há desculpas porque a matemática estava errada. O cálculo foi feito com base em uma diferença maior do que nós tínhamos e é por isso que foi a decisão errada. Erramos por 3s5.”

Mesmo com a decepção, Hamilton segue na ponta do mundial, mas agora com 10 pontos de vantagem para Rosberg, que venceu as últimas duas provas. Vettel vem em terceiro, 28 pontos atrás.

Fórmula 1