Topo

Fórmula 1

Alonso diz que é 'ator' na F1 e reclama de companheiros de equipe 'chorões'

Alonso ainda não pontuou nesta temporada - Mark Thompson/Getty Images
Alonso ainda não pontuou nesta temporada Imagem: Mark Thompson/Getty Images

Julianne Cerasoli

Do UOL, em Nice (FRA)

26/05/2015 13h02

Fernando Alonso já viveu altos e baixos na Fórmula 1 em seus 14 anos como piloto titular na categoria e conhece muito bem as entranhas das categorias - das mais belas às mais obscuras. E não tem dúvida: sem uma dose de fingimento e egoísmo é difícil sobreviver nesse mundo.

“Você precisa ser um ator às vezes”, afirmou o espanhol em entrevista ao site oficial da Fórmula 1. “Sempre haverá situações em que você vai ter que fingir. Então definitivamente você precisa de ter as qualidades de um ator. E também uma boa quantidade de egoísmo - não arrogância, mas algo para ser respeitado.”

Questionado sobre quais as características fundamentais de um companheiro de equipe, Alonso disse que o pior companheiro é o que não tem senso de humor.

“[Precisa ser] rápido, leal e com um bom senso de humor. Passamos muito tempo juntos e sempre haverá momentos de estresse - não necessariamente entre você e seu companheiro, mas dentro da equipe - então é bom que não seja um chorão, mas alguém com um bom senso de humor. Isso ajuda muito.”
Em relação aos chefes de equipe, Alonso, que teve um ano complicado em 2007 com Ron Dennis na McLaren e, na época, acusou o inglês de não cumprir o combinado entre os dois, destacou a transparência como maior qualidade.

“Gosto de chefes que mantenham as expectativas realistas. Em relação ao desenvolvimento e aos recursos que a equipe tem, é bom que eles digam a verdade, porque não ajuda quando eles tentam te motivar muito e depois te decepcionam. Há alguns chefes que às vezes usam desse tipo de tática - e não funciona comigo. Gosto que digam a verdade na minha cara.”

Atualmente, a verdade não é das mais agradáveis para o espanhol, que ainda não marcou pontos com sua McLaren-Honda nesta temporada. Falta rendimento para o carro, que também vem sofrendo com a falta de confiabilidade do motor.

Fórmula 1